W. DIAS PRORROGA DECRETO CONTRA A COVID ATÉ JANEIRO E PREVÊ VACINAÇÃO DE CRIANÇAS A PARTIR DO DIA 10

 

      Até o dia 15 de janeiro, os eventos deverão ter público limitado,

      além do cumprimento dos demais protocolos e medidas sanitárias,

     como exigência de imunização por vacina e teste negativo para Covid.


O governador Wellington Dias (PT) prorrogou o decreto de medidas sanitárias contra a Covid-19 até o dia 15 de janeiro e afirmou haver previsão para vacinação de crianças de 5 a 11 anos a partir do dia 10 de janeiro de 2022.


As informações foram divulgadas após reunião do gestor com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), nesta segunda-feira (27). Dentre as medidas mantidas, estão as regras sobre realização de eventos.


Até o dia 15 de janeiro, os eventos deverão ter público apenas até 50% da capacidade em espaços abertos; 500 pessoas em locais semiabertos e até 200 pessoas em locais fechados, além do cumprimento dos demais protocolos e medidas sanitárias.

Ainda para a realização de eventos, deverá ser exigido dos participantes imunização por vacina (duas doses ou dose única) ou teste negativo (antígeno ou RT PCR, realizado até 48 horas antes do evento).

Wellington Dias ressaltou que o Governo do Piauí, em conjunto com outros estados, seguirá as recomendações do Comitê Científico do Nordeste, não apoiando eventos que resultem em aglomeração no período do Réveillon e Carnaval, com objetivo de evitar a propagação da variante ômicron.

“Vamos seguir com o regramento e com a decisão de não termos festas de fim de ano públicas e mantendo o regramento de distanciamento nos eventos permitidos. Além de evitar a disseminação da variante, é também continuar a reduzir hospitalização e óbitos”, afirmou o governador.


Vacinação de crianças


De acordo com o governador, a previsão é de que os imunizantes destinados para a vacinação das crianças cheguem ao Piauí na semana do dia 10 de janeiro de 2022.

A vacina da Pfizer é a única aprovada no Brasil para esse público. Assim, as crianças terão que receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina.

“Trabalhamos pela garantia que pudéssemos ter, por parte da Anvisa, um posicionamento sobre a vacinação e a atualização é que o Ministério da Saúde fez um entendimento com a Pfizer e há uma previsão de entrega. Depois disso, teremos condições de iniciar a vacinação desse público”, disse Wellington.


G1 PI


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.