BRASIL SE APROXÍMA DE 70% DA POPULAÇÃO COMPLETAMENTE VACINADA CONTRA A COVID

 Na América do Sul, o país está atrás apenas do Chile, Uruguai, Argentina e Equador, no índice de vacinação completa.

Após um ano, desde o incio da vacinação contra a Covid-19, o Brasil se aproxima a 70% da população com o esquema vacinal completo, enquanto 15% já receberam a dose de reforço e cerca de 75% receberam ao menos a primeira dose, segundo dados do painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) já atingiu 68% dos brasileiros com as duas doses, segundo dados da Fiocruz, até a última sexta-feira (14), e dá agora os primeiros passos para proteger crianças de 5 a 11 anos.

José Cruz / Agência Brasil

A vacinação contra a doença teve sua primeira dose administrada no dia 17 de janeiro de 2021, na enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo. A profissional de saúde recebeu a vacina CoronaVac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Desde então, três em cada quatro brasileiros receberam ao menos a primeira aplicação de um dos quatro imunizantes adquiridos pelo PNI: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer.

Segundo pesquisadores da Fiocruz e da Sociedade Brasileira de Imunizações, o resultado da vacinação foi uma queda drástica na mortalidade e nas internações causadas pela pandemia, mesmo diante de mutações mais transmissíveis do coronavírus, como a Delta e a Ômicron.

  

Primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil.Divulgação / Governo de São Paulo

O percentual de vacinados com a segunda dose no Brasil posiciona o país à frente da maioria dos vizinhos sul-americanos, segundo a plataforma Our World in Data, vinculada à Universidade de Oxford. Apesar disso, Chile (86%), Uruguai (76%), Argentina (73%) e Equador (72%) conseguiram cobertura maior no continente.

Quando são analisados os 30 países mais populosos do mundo, o Brasil fica na nona colocação entre os que conseguiram a maior cobertura com duas doses, lista liderada pela Coreia do Sul (84,5%), China (84,2%) e Japão (78,9%). Em seguida, o ranking tem Itália (74,9%), França (74,8%), Alemanha (71,8%), Reino Unido (70%) e Vietnam (69,7%).

  

Porcentagem da população completamente vacinada contra a Covid-19Reprodução / Our World in Data

Os países onde a população teve menos acesso às vacinas foram Quênia, Nigéria, Tanzânia, Etiópia e República Democrática do Congo, onde o percentual não chegou a 10%. 

A América do Sul é o continente com a maior média de vacinação no cálculo da plataforma Our World in Data, com 65% da população com o esquema vacinal completo. A lista indica grandes desigualdades regionais, com Europa (62%), Asia (58%), Oceania (58%), América do Norte (54%) e América do Sul acima da média mundial de 50% de vacinados, e a África com apenas 9,9% da população com duas doses.

AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.