COVID - ÚLTIMA CIDADE A REGISTRAR ÓBITOS TEM AUMENTO DE 1.000% DE CASOS DA DOENÇA.

O município de São Luís do Piauí, a 306 quilômetros de Teresina, foi a última cidade do estado a registrar óbito por Covid-19 após quase dois anos de pandemia. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marcy Rabelo, nos primeiros oito dias úteis de 2022, a região registrou 22 casos positivos, um aumento de 1.000% em relação a dezembro.

 “São Luís do Piauí iniciou 2022 bem intenso na questão Covid-19. Casos em aumento e o primeiro óbito. Em oito dias úteis, contabilizamos 22 casos positivos. Levando em consideração as duas primeiras semanas do mês de dezembro, onde tivemos dois casos confirmados, nas duas primeiras semanas de janeiro, com 22 casos, temos um aumento de 1.000%”, explica a secretária de Saúde.

De acordo com o IBGE, a população estimada de São Luís do Piauí gira em torno de 2,6 mil habitantes. Marcy Rabelo acrescenta que ainda tem muitos outros casos suspeitos de Covid e destaca também o aumento de casos de síndrome gripal na região.

“Temos muitos suspeitos em isolamento aguardando o dia oportuno para serem testados de maneira fidedigna. Além do coronavírus, também estamos tendo muitos casos de gripe”, reforça.

Sobre o motivo do grande aumento de casos, a gestora acredita que as festividades de fim de ano teriam colaborado para isso, além da chegada de muitas pessoas contaminadas ao município. 

Já em relação às medidas de proteção, a Secretaria Municipal de Saúde segue com o acompanhamento dos casos, porém continuará com a flexibilização das restrições que já está em andamento.

“Temos um aumento de casos, mas como seguimos com casos leves e população já recebendo a dose de reforço, vamos inicialmente, continuar com a flexibilização que está em andamento”, informa.

São Luís do Piauí está com 67,66% da população com as duas doses ou dose única das vacinas contra a Covid-19 segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Atualmente, a cidade está administrando a dose de reforço para idosos.

“Atualmente, estamos dando continuidade a vacinação de reforço na população, estando agora finalizando os idosos com idade igual e superior a 70 anos e já dando início aos demais públicos” explica Marcy Rabelo.  

Última cidade a registrar óbito

Um dos fatores que justificaram os quase dois anos sem registrar nenhum óbito por Covid-19 em São Luís do Piauí, foram a implementação das medidas restritivas e o avanço da vacinação.

“Vínhamos tomando as providências indicadas pelos órgãos de saúde e acreditamos que alcançamos êxito, visto que fomos a última cidade a registrar óbito. Os decretos que estavam proibindo eventos e qualquer tipo de aglomeração, manter a população bem informada, ter a equipe de saúde preparada para os atendimentos e acompanhamento dos casos foram as principais medidas que vinham sendo tomadas. E termos grande parte da população vacinada com as duas doses é o que nos acreditamos justificar tanto tempo sem óbito”, finaliza a secretária municipal de Saúde.

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.