PIAUÍ SEGUE EM ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS NAS PRÓXIMAS 24 HORAS, DIZ INMET

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Um novo alerta laranja emitido na manhã deste domingo (02) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a possibilidade chuvas intensas no Piauí para as próximas 24 horas. De acordo com o comunicado, podem ocorrer chuvas de até 100 milímetros/dia, com ventos que podem chegar a até 100 km/h. 

O Inmet também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para os municípios que que fazem divisa com os estados do Ceará e Pernambuco, o alerta é da cor amarela, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros/dia nas próximas 24 horas. 

O novo alerta de chuvas divulgado neste domingo reforça as previsões que já vinham sendo apresentadas nos últimos dias. Na virada de ano, Teresina registrou 110 milímetros de chuva, a quarta maior precipitação do país em 24 horas.

Foto: Inmet

Transtornos

As fortes chuvas têm causado transtornos em vários municípios piauienses nos primeiros dias de 2022. Em Teresina, um chef de cozinha morreu após o carro em que ele estava ser arrastado para dentro de um grotão no bairro Satélite, zona Leste. 

Na Avenida Homero Castelo Branco, vários carros foram arrastados pela força da correnteza e motoristas precisaram ser ajudados por populares que passavam pelo local. 

No bairro Mafrense, zona Norte, famílias tiveram que deixar suas casas após a o nível de uma lagoa subir e invadir os imóveis. Até o final da manhã deste domingo, a Defesa Civil contabilizava mais de 50 famílias desabrigadas na região. 

Decreto 

Ainda na manhã deste domingo, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), anunciou que irá decretar situação de emergência em Teresina por causa das fortes chuvas. A ideia é fortalecer as ações de auxílio às famílias afetadas e agilizar os trabalhos para evitar novos transtornos causados pela chuva.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.