QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS CEBOLAS BRANCA E ROXA?


Entenda a diferença entre cebola branca e cebola roxaEspecialistas explicam características nutricionais de um dos ingredientes mais populares nas casas das famílias brasileiras

cebola é um dos ingredientes mais populares do Brasil. Muito utilizada em sua forma cozida, no preparo de refogados, mas também frita em petiscos ou crua em saladas. O ingrediente é versátil e possui duas versões mais conhecidas: a cebola branca e a roxa. Você sabe a diferença entre elas? Aqui, as nutricionistas Giovanna Dolder e Thais Lopes Mouca Caldeira explicam as características de cada uma.

O ingrediente tem grande importante em termos de produção e consumo no mundo todo. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 175 países produzam cebola – isso é mais que o dobro do número daqueles que cultivam trigo. A Líbia é a campeã mundial no consumo, com 33,6 kg/ano por pessoa. No Brasil, esse número é de 6 kg/ano. E, segundo dados do IBGE de 2008, o maior consumo de cebola no país é no Rio Grande do Sul, seguido por Sergipe e Bahia.  

Entre os principais benefícios desse alimento está o potencial antioxidante, antialérgico e anti-inflamatório, que auxilia na prevenção do câncer, catarata, doenças cardiovasculares e doenças virais. Além de ser nutritivo, tem poucas calorias.

Qual dos tipos de cebola você mais gosta? Entenda a diferença entre elas.

Cebola branca

É a mais comum e mais usada no dia a dia, pelo sabor e também por ser mais barata e mais fácil de encontrar, além de ser menos calórica se comparada à cebola roxa. Junto com o alho, forma a dupla perfeita para o refogado de alimentos. Tem aroma mais forte, é mais ácida e ardida, dependendo da forma em que é preparada. Segundo as nutricionistas, o ingrediente é rico em vitamina C, vitamina B1 e B2, que ajudam manter nossa imunidade alta. “Ela também melhora as sinapses do sistema nervoso, pois possui potássio, que ajuda nesse processo”, detalha Giovana.  

Cebola roxa

É naturalmente mais adocicada e menos picante que as outras variedades. Ela contém cálcio, ferro, fósforo e magnésio, que são minerais importantes para a produção de hormônios no nosso organismo. De acordo com as especialistas, esse ingrediente conta com um diferencial: as antocianinas, que são os pigmentos responsáveis pela cor intensa dessa hortaliça. As antocianinas são compostos fenólicos solúveis em água e muito instáveis em temperaturas altas. Isso explica porque a cebola roxa fica meio sem graça e com menos pigmento em um refogado, por exemplo. Entre as principais receitas com cebola roxa estão cobertura de pizzas (principalmente as que levam embutidos), ceviches, vinagretes e recheio de hambúrguer.

Que tal fazer um clássico com cebola em casa?

Sopa de cebola

Ingredientes

1 colher de chá de margarina ou manteiga
1 kg de cebolas brancas cortadas em rodelas
2 dentes de alho
1 colher de chá de orégano
2 colheres de sobremesa de farinha de trigo
2 litros de caldo de galinha ou de legumes
300 ml de leite desnatado
2 colheres de chá de salsa picada (para decorar)
2 colheres de chá de cebolinha picada (para decorar)  

Modo de preparo

Coloque a margarina (ou a manteiga) em uma panela grande. Quando estiver quente, acrescente as cebolas, o alho e o orégano. Nesse preparo adicione a farinha, mexendo sem parar. Acrescente o caldo (de galinha ou legumes) e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Junte o leite e deixe ferver novamente. Se preferir uma sopa ainda mais cremosa, bata no liquidificador. Para acompanhar, croutons ou pão italiano à vontade.

BAND RECEITAS.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.