SESAPI ANUNCIA AUMENTO DE NÚMERO DE LEITOS DE UTI PARA TRATAR COVID

Ao todo serão 87 leitos a mais no Estado, divididos em quatro cidades e seis hospitais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), anunciou nesta terça-feira (25) que está ampliando o número de leitos de UTI para atender casos de Covid-19 e Síndromes Gripais e atender à população em todo o Piauí. Ao todo, serão 87 leitos a mais divididos em quatro cidades e seis hospitais.

  

Divulgação / Sesapi
   

Na rede hospitalar da capital estão sendo ampliados mais 50 leitos no Hospital Getúlio Vargas, seis no Hospital Infantil Lucídio Portela e seis leitos no Hospital Natan Portela, totalizando 62 leitos. No interior do Estado, serão ampliados 25 leitos no total, dez no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde , em Parnaíba, dez no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano e mais cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.

O aumento de leitos está acontecendo conforme o aumento no número de casos. Segundo o Superintendente de Gestão da Rede de Média a Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, a taxa de ocupação de leitos é de quase 100%, principalmente na capital.

“É uma situação preocupante em que a gente emite esse alerta para a população sobre as necessidades de redobrar os cuidados com as medidas de isolamento social, uso de máscara, álcool em gel e a lavagem das mãos”, explica Alderico.

  

Superintendente de Gestão da Rede de Média a Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
Reprodução
   

O Superintendente esclarece ainda que o Piauí, assim como outros Estados do Brasil, está sentindo dificuldade de conseguir mão de obra qualificada para atender os leitos Covid devido à alta taxa de adoecimento dos profissionais de saúde. “Atualmente, estamos com 624 profissionais de saúde afastados das suas funções por estarem com Covid ou Síndromes Gripais”, finaliza o superintendente.

CCOM - SESAPI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.