TERESINA INICIA HOJE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM COMORBIDADES E DEFICIÊNCIA.

 


Foto: Ascom/Sesapi 

Teresina inicia hoje (18) a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos de idade. Nesse primeiro momento, a campanha é voltada para o público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a abertura da vacinação ocorre às 9h, na UBS Santa Isabel, zona Leste e cerca de mil crianças devem receber a dose nesta terça-feira (18). 

Além dessa unidade de saúde, outras 10 UBSs espalhadas pela capital também devem receber os pais que cadastraram anteriormente os filhos no site Vacina Já para serem imunizados.

O presidente da FMS, Giberto Albuquerque explica que através dos agendamentos, o órgão consegue seguir as orientações do Ministério da Saúde sobre a imunização desse público. 

"O Ministério da Saúde definiu esses grupos prioritários porque essa vacina tem especificações um pouco diferente em relação a de adulto, ela precisa ter sala de vacina própria, ter 20 minutos de espera e essas crianças que tem comorbidades, elas não podem ficar expostas no meio das outras. Então por agendamento, a gente tem como distribuir um certo número por hora para evitar aglomerações e os pais vão escolher um local mais próximo e um horário mais conveniente para eles", explica o gestor. 

Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, é preciso apresentar laudo médico que comprove a condição clínica da criança, de acordo com a lista de comorbidades indicadas como prioridade.

“Para as crianças que tem comorbidades, ela tem o atestado médico então a família leva o comprovante da patologia, leva o CPF da criança ou cartão do SUS, e a criança sendo acompanhada por adulto responsável ou pelos pais”, informa Gilberto Albuquerque.

Após tomar a vacina, a criança permanece no local da vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período. 

Sobre a previsão do recebimento de mais doses, o presidente da FMS ressalta que a perspectiva é que cheguem de quatro a cinco mil doses semalmente. 

“O que nós temos de perspectiva é que seja essa média semanal entre quatro e cinco mil doses para Teresina, pelo menos para a próxima semana", acrescenta. 

Chegada de mais doses

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nessa segunda-feira (17) que uma nova remessa com 20.200 doses da vacina pediátrica Pfizer/Comirnaty está previsto para chegar ao Piauí na tarde desta terça-feira (18).

Ao todo, é esperado que 331.433 crianças de 05 a 11 anos sejam vacinadas em todo o Estado. A aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras municipais.

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.