W. DIAS DEFENDE PRORROGAÇÃO DO CREDENCIAMENTO DE LEITOS PARA A COVID-19

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O governador Wellington Dias (PT), coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum de Governadores, voltou a defender a prorrogação do credenciamento de leitos pelo Ministério da Saúde. A discussão aconteceu diante do aumento do número da ocupação dos leitos e do aumento de casos de síndromes respiratórias agudas e graves. 

Wellington Dias tratou da temática nos últimos dias com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que foi designado pelo ministro Marcelo Queiroga para cuidar das tratativas.    

“Já temos 7 Estados com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados, para doença respiratórias agudas e graves (Covid 19, destacadamente variante Ômicron e H3N2/Influenza), além de viroses e diarréias). E demais Estados em situação de elevação no nível de ocupação”, defendeu Wellington Dias. 

De acordo com o governador do Piauí, o credenciamento de leitos vence no próximo dia 31 de janeiro. “Foi sinalizado proposta para prorrogar vigência das regras atuais, nos entendimentos, para fevereiro/2022”, completou Wellington Dias. 

“Importante decisão para um momento em que vários Estados e municípios tem muitas regiões de saúde, com elevado número de pacientes e não só para Covid, mas também outras doenças. Decisão acertada e agradecemos”, avaliou. 

Ocupação no Piauí 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 354 estão ocupados,sendo 222 leitos clínicos, 114 UTI’s e 18 leitos de estabilização.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.