MAIS DE 130 UCRANIANOS MORRERAM NO 1º DIA DE ATAQUE RUSSO, DIZ PRESIDENTE DA UCRÂNIA

Zelensky afirmou ainda que pediu ajuda ao grupo Nove de Bucareste, da OTAN, formado por antigas repúblicas soviéticas.

Em declaração pública sexta-feira (25) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que, baseado em dados iniciais, 137 ucranianos morreram e 316 ficaram feridos durante o primeiro dia do ataque militar da Rússia contra o país.

"Segundo dados preliminares, lamentavelmente já perdemos 137 de nossos heróis, nossos cidadãos, dez deles militares, e 316 ficaram feridos. Hoje a Rússia atacou todo o território da Ucrânia, e nossos defensores fizeram muito", anunciou o mandatário em novo discurso à nação.

  

Volodymyr ZelenskyReprodução / RTP

Zelensky, informou ainda que pediu ajuda nesta sexta aos países do grupo “Nove de Bucareste”, da OTAN, para defender a Ucrânia e formar uma "coligação antiguerra" que leve Rússia à mesa das negociações.

O grupo Nove de Bucareste, cujos presidentes se reúnem nesta sexta-feira, em Varsóvia, na Polônia, é formado por Bulgária, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, República Checa, Polônia e Romênia, todos os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE).

  

UcranianosMikhail Palinchak / EPA

O grupo Nove de Bucareste foi formado em novembro de 2015, por iniciativa da Romênia e da Polônia, após a anexação da Crimeia e do início da guerra separatista, com apoio russo, no leste da Ucrânia.

Os líderes dos nove países vão discutir hoje, em Varsóvia, sobre a Ucrânia e a situação da segurança na Europa Central e Oriental.

"Todos os presidentes confirmaram a sua participação", disse o chefe de política internacional do Presidente da Polônia à agência polaca PAP.

Além de integrarem a OTAN, os nove países integraram ou estiveram sob a influência da antiga União Soviética.

Fonte: Agências EFE, RTP e EPA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.