PIAUÍ ATINGE 50% DAS CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS VACINADAS CONTRA A COVID, DIZ SESAPI

Foto: Divulgação/FMS

O Piauí já vacinou 168.689 mil crianças de 5 a 11 anos, o que corresponde a 50,90% desse público com a primeira dose da vacina contra a covid-19, informou a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (23).

Ao todo, a estimativa é que 331.433 mil crianças dessa faixa etária sejam vacinadas no estado.                     

As cidades com mais crianças vacinadas, com base na quantidade do público alvo estimado são:  Miguel Leão, São Raimundo Nonato, Caxingó, João Costa, Olho D’água do Piauí, Caraúbas do Piauí, Jatobá do Piauí, Tamboril do Piauí, São Felix do Piauí e Lagoinha do Piauí. Todas com mais de 80% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas.

Já as cidades que menos vacinaram o público infantil foram: São José do Piauí, Jerumenha, Cajueiro da Praia, Pedro Laurentino, Juazeiro do Piauí, Pau D’arco do Piauí, Barreiras do Piauí,Nazaré do Piauí, Buriti dos Lopes e Nazária. Todas estão com menos de 20% das vacinas aplicadas.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Secretário Florentino Neto

“Somente com a vacina nos braços de todos vamos consegui vencer esse vírus. Por cotamos com a ajuda dos pais e responsáveis para que possam levar nossas crianças para tomar suas doses, as vacinas são seguras e fundamentais na prevenção da Covid-19”, afirmou o secretário Florentino Neto.

Os imunizantes

No Piauí estão sendo aplicados os imunizantes Coronavac e a Pfizer Pediátrica. Segundo a Sesapi, nesta quarta-feira foi iniciada a entrega de mais vacinas para os municípios.

Cada imunizante tem suas características, no caso da Coronavac existe um prazo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose, e é voltado para crianças de 6 a 11 anos, com exceção das imunocomprometidas.

As crianças também estão sendo vacinadas com a Pfizer Pediátrica, que pode ser aplicads em crianças de 5 a 11 anos, e também é feita em duas doses, com intervalo de oito semanas.

Vacinação em Teresina

Nessa semana a capital está realizando vacinação por drive-thru nos terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, além do CEU Norte, na Santa Maria da Codipi.

Nestes locais, estão sendo aplicadas:

- 2ª dose da vacina Pfizer (com intervalo de três semanas entre primeira e segunda dose);

- 2ª dose da vacinas Astrazeneca e Coronavac (intervalo de quatro semanas entre primeira e segunda dose);

- Dose de reforço para adultos de 18 anos e mais (intervalo de quatro meses após a última dose para população em geral e cinco meses para gestantes e puérperas);

- Dose de reforço para pessoas imunossuprimidas (intervalo de quatro meses após a dose adicional).

Já a vacinação das crianças está sendo realizada em Unidades Básicas de Saúde, por meio de agendamento no site Vacina Já.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.