PIAUÍ TEM A MENOR EVASÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA, APONTA FGV

 A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou  nesta terça-feira, 08 de fevereiro, a pesquisa “Retorno para escola, jornada e pandemia”, que traça um panorama da situação educacional no país durante a crise sanitária da Covid-19. 

O levantamento considera a faixa etária de 05 a 09 anos, nesse recorte somente 1,19% das crianças estavam fora das escolas.

Nesse sentido, o levantamento expõe que a região Nordeste obteve o melhor desempenho de frequência escolar nos dois primeiros anos da pandemia, sendo que o Piauí foi o ente federativo com a menor evasão escolar na faixa etária de 05 a 09 anos; nesse grupo, apenas 1,19% das crianças estavam fora das escolas na análise mais recente, referente ao terceiro trimestre de 2021.

Os dados da mensuração se aproximam ao do quarto trimestre de 2020,  onde foi registrado o maior pico de evasão no país. À época, o panorama de não matriculados estava em 1,84%

Cabe frisar que desde 2012, o Piauí se mantém como a unidade federativa com as taxas de frequência mais satisfatórias em todo território nacional. Em 2019, um ano antes da chegada do coronavírus ao Brasil, o indicador chegou a 0,21%. Este foi o resultado mais baixo do Piauí em nove anos.

Desde 2012 o Piauí tem o melhor desempenho (Foto: Marcello Casal Jr)

Desde 2012 o Piauí tem o melhor desempenho (Foto: Marcello Casal Jr)
Também aparecem nas primeiras colocações o Rio Grande do Norte (2,19%), em segundo lugar, e o Ceará (3,08%), em terceiro. Em seguida, estão Minas Gerais em quarto, com 3,32%; Maranhão em quinto, com 2,77%; Bahia em sexto, com 3,96% e Tocantins em sétimo, com 2,81%.

Por fim, Santa Catarina em oitavo, com 2,37%; Espírito Santo em nono, com 3,93% e Pernambuco, com 6,62% completam a lista dos 10 estados com o desempenho mais satisfatório.

Na pesquisa da FGV, a região Norte registrou o pior desempenho de frequência escolar nos dois primeiros anos da pandemia da Covid-19.

MEIO NORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.