PICOS-PI | 33 IDOSOS DE SIMÕES-PI, REALIZARAM CIRURGIA DE CATARATA.

O QUE É CATARATA?

A catarata  carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho). Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz), podem acontecer na  primeira fase, agravando-se a sintomatologia com o decorrer do tempo.

 O cristalino torna-se opaco (turvo) com a idade, instalando-se de uma forma lenta e progressiva, afetando, desta forma, a visão.

O cristalino possui um papel importante na formação da imagem na retina. O cristalino é a lente natural do olho, transparente que permite a focagem dos objetos de longe e de perto.

 Qualquer problema no cristalino altera a formação das imagens na retina e consequentemente na visão.

O município de Simões-PI, através da secretaria de saúde, conduziu 33 idosos para a realização de cirurgia de catarata em Picos-Pi.

 As cirurgias foram realizadas no dia 1º de fevereiro de 2022,  Isto aconteceu devido ao mutirão através do governo do Piauí e da SESAPI em conjunto com a secretaria municipal de saúde de Simões.

No mês de janeiro de 2022, foi realizado transporte dos pacientes do município de Simões, para participar do mutirão de Catarata em Picos através do Governo do Estado,  Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), onde foram realizados exames.

A técnica em enfermagem Francisca Dantas e a assistente da Secretaria de Saúde, Leda Oliveira, acompanharam os pacientes.













 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.