SESAPI REALIZOU QUASE 10 MIL CIRURGIAS DE CATARATA EM 2021


O Secretário de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Florentino Neto, comemora o número de cirurgias de catarata realizadas em 2021, através dos mutirões. Foram feitas 9.479 cirurgias nas 11 regiões de saúde do estado, beneficiando os municípios do estado. Ao todo, as equipes dos mutirões também realizaram 11.260 consultas oftalmológicas. Quem não fiou apto a fazer a cirurgia de catarata, teve a possibilidade de descobrir outros problemas oftalmológicos.

Os mutirões de 2021 foram realizados em 11 regiões de saúde do estado, beneficiando os moradores de vários municípios do entorno. De acordo com a Diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, primeiro a equipe fazia as consultas de triagem dos pacientes e, em seguida a cirurgia.

As cirurgias começaram pela cidade de Piripiri, beneficiando 10 municípios; em seguida, região de Cocal (5 cidades); Parnaíba (6 cidades); Bom Jesus (10 cidades); Corrente (11 cidades); São João do Piauí (7); São Raimundo Nonato (13); Campo Maior (15); Demerval Lobão (16); Água Branca (14); Uruçuí (5); Canto do Buriti (9); Floriano (19); Esperantina (7); Luzilândia (6); Valença do Piauí (14); Oeiras (14 cidades) e Picos (42 cidades).

De acordo com a Diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, os mutirões de Catarata voltaram a ser realizados em agosto de 2021, quando os números da Covid no Piauí tiveram uma redução. “A partir daí, traçamos um cronograma para que a cada mês uma região do Piauí pudesse ser beneficiada com as cirurgias que trazem qualidade de vida para a população”, afirma.

O Secretário de Saúde, Florentino Neto comemora o alcance das cirurgias que beneficiaram quase 10 mil piauienses. “Por causa da pandemia, ficamos impedidos de realizar as cirurgias, mas quando os números de internações da Covid permitiram nos programamos para os mutirões de maneira que quem estivesse na fila de espera pudesse ser beneficiado com a cirurgia que trouxe felicidade para estes pacientes” diz o gestor.

PORTAL DA SESAPI


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.