SESAPI VAI DISTRIBUIR MAIS DE 60 MIL TESTES DE COVID PARA MUNICÍPIOS DO PIAUÍ


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (7) que vai distribuir 69 mil testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 para os 224 municípios piauienses. Os testes serão entregues de forma proporcional, tendo como base a incidência de casos positivos por região.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, os testes serão enviados para 11 Regionais de Saúde e cinco Núcleos Descentralizados, que vão fazer a distribuição para os municípios.

Os testes também foram entregues para os hospitais da rede estadual e presídios. De outubro de 2021 a janeiro deste ano, a secretaria já distribuiu 217 mil testes, sendo que 50 mil deles para Teresina.

“A entrega dos testes faz parte do trabalho de vigilância da Sesapi com relação à situação da pandemia no Piauí. A orientação do Ministério é que os testes sejam utilizados em pessoas que estão com sintomas e em seus contatos”, explicou Herlon.

Segundo o secretário Florentino Neto, a distribuição dos testes vai suprir essa necessidade e possibilitar a identificação de novos casos de Covid-19, por vezes confundidos com outras síndromes respiratórias.

“Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas oferecerão o manejo clínico adequado ao paciente a partir deste diagnóstico rápido”, afirmou.

Nas últimas semanas, com o forte aumento de casos de Covid-19 no país, impulsionados pela variante ômicron, a população tem tido dificuldade de obter teste rápido na rede pública de saúde. Por causa da grande procura, tem faltado até mesmo os testes vendidos em farmácias.

Com unidades lotadas de pacientes com síndromes respiratórias, os testes rápidos vão permitir maior celeridade ao atendimento e isolamento imediato dos casos positivos de Covid-19. Rápido e eficaz, o exame revela o resultado após 15 minutos.

No atual cenário da pandemia, o Piauí apresenta uma média de 1.175 casos da Covid-19 por dia e totaliza 351.240 casos confirmados, com 7.444 óbitos pelo vírus.

“Nós estamos atentos às demandas de nossa população e buscando junto ao Ministério mais testes, para que possamos está monitorando os casos no nosso estado. Pedimos também aos nossos gestores que alimentem os sistemas de informações, pois os dados inseridos lá são usados como parâmetros para a distribuição”, disse o superintendente Herlon.

G1S

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.