COM 500 MIL PIAUIENSES COM DOSES DE REFORÇO ATRASADA, SESAPI FARÁ BUSCA ATIVA.

 

Após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelar que mais de 500 mil pessoas estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está elaborando “busca ativa” deste público e reforçando o contato com os municípios para garantir a aplicação do reforço vacinal.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (18), o secretário Florentino Neto conclamou a população piauiense a voltarem aos locais de aplicação dos imunizantes dentro do intervalo vacinal estipulado no cartão de vacinação. 

“Estamos motivando, junto com o apoio dos municípios, conclamando as pessoas para que, do jeito que fizemos com as outras obrigatoriedade de vacina, possamos fazer também com essa. que é a dose de reforço [...] as pessoas vieram para a primeira, para a segunda e agora precisam voltar para a terceira”, enfatizou o gestor.

Por conta do grande número de pessoas sem a dose de reforço da vacina contra o coronavírus, integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do estado recomendaram ao Governo do Piauí a inclusão da exigência da terceira dose no “passaporte da vacina”, que atualmente só considera obrigatório o esquema vacinal com duas doses. 

Com mais de 87% da população já imunizada com duas doses da vacina contra a Covi-19, Florentino Neto admitiu que embora o índice em relação a dose de reforço esteja, em cerca de 36%, pontuou é uma realidade vivida por outras unidades da federação. “O que vamos fazer agora é reforçar o chamamento, fazer uma busca ativa”, enfatizou.

Devolução de doses

Durante a entrevista, o secretário de Saúde ainda negou a informação de que municipios piauienses estariam devolvendo doses fora do prazo de validade por conta da baixa procura pelos imunizantes. Em nota ao Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa da Sesapi confirmou que não houve remissão de vacinas por conta dessa situação.

Além disso, a pasta informou que está solicitando ao Ministério da Saúde o envio de mais 80 mil doses pediátricas contra a Covid-19 para a imunização população entre 05 e 11 anos do estado.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Imunização Covid-19, informa que não houve devoluções de imunizantes no ano de 2022. A Sesapi reitera o compromisso com a distribuição e prestação de apoio aos municípios em todo o processo de vacinação contra a doença. 

A Sesapi está  é solicitando ao Ministério da Saúde mais 80 mil doses de vacina Pfizer pediátrica para atender a população de 05 a 11 anos. 

O Piauí vacinou até agora 99, 78% da população elegível com a primeira dose, 87,31% com a segunda dose e 42,46 com a dose de reforço.

Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.