CRIANÇA DE 9 ANOS MORRE VÍTIMA DE DENGUE EM TERESINA, CONFIRMA FMS.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou hoje (30) o óbito por dengue de uma criança de 9 anos em Teresina. É a segunda morte pela doença no estado. Há cerca de 20 dias, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou a morte de um adulto no estado. 

A criança estava internada no serviço hospitalar privado do município, na região sudeste da cidade. 

De acordo com dados da Fundação, os casos de dengue em Teresina aumentaram cerca de 400%. Até hoje, foram notificados 851 casos de dengue na capital, sendo que 387 casos foram confirmados. 

Os bairros com maior número de casos de dengue são: 

São Joaquim, 
Matadouro
Mocambinho
Parque Alvorada
Nova Brasília. 

Em 2021 foram 168 notificações o ano todo. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico. “Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

Ela alerta ainda  para o fato de a transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. 
“A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”,reforça Amariles Borba. 

A dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX.

Sintomas

A dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Em caso de nova infecção, pode desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada dengue hemorrágica.

Prevenção

O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios. 


Mais notícias na editoria de Saúde (Vida Saudável) e no instagram @vidasaudavelnacv.

 

Flash Yala Sena (com informações da FMS)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.