PIAUÍ | OITO BARRAGENS ATINGEM CAPACIDADE MÁXIMA E TRANSBORDAM; PREVISÃO É DE MAIS CHUVAS.

 

Os reservatórios estão localizados nas regiões Norte, Centro e Sul do estado. Não há riscos de enchentes com relação ao nível de água nas barragens.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) informou, nesta quinta-feira (17), que oito barragens das regiões Norte, Centro e Sul do estado atingiram o volume máximo e estão sangrando. A previsão é de que o número aumente nos próximos dias. Ao todo, 14 reservatórios de água no estado são monitorados pelo órgão.

O monitoramento do Idepi aponta que as barragens que estão sangrando são: Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Emparedado e Corredores, em Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Salinas, em São Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca; São Vicente, em São Miguel do Tapuio; e barragem Estreito, em Padre Marcos.

De acordo com o diretor de engenharia do Idepi, Antônio Marcos Silva, a Barragem de Pedra Redonda, localizada na cidade de Conceição do Canindé, também atingiu sua capacidade máxima. O Instituto prevê que o reservatório sangre, caso o volume de chuvas permaneça constante na região.

“A dinâmica dos reservatórios é de acordo com as chuvas. Em Pedra Redonda, o reservatório já está cheio e à medida que as chuvas continuem, haverá a liberação da água excedente para o leito do rio, acionando o sangradouro, algo esperado para esta época do ano”, explicou o diretor de engenharia.

Nesta quinta (17), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que a previsão é de chuvas fortes para as regiões Norte, Centro-Norte parte do Sul do Piauí, durante todo o fim de semana. As precipitações devem estar acompanhadas de trovoadas e ventos moderados, de até 35 km por hora.

Segundo o Idepi, as 14 barragens de responsabilidade do órgão estão sendo monitoradas frequentemente. Uma equipe especializada de engenheiros barragistas, civis e agrimensores, além de geólogos e outros técnicos da área, são responsáveis por investigar a necessidade de manutenções preventivas ou corretivas.

“Esse trabalho de fiscalização e monitoramento das barragens é contínuo, acontece durante todo o ano, sendo intensificado no período chuvoso. Até o momento, elas seguem operando de modo satisfatório, não tendo sido constatado nenhum risco”, completou.

Barragens em obras

A Barragem Algodões II, em Curimatá, passa atualmente por um processo de restauração, que abrange a reforma de parte da estrutura física do reservatório e a recomposição de equipamentos hidromecânicos, utilizados para a operação da comporta.

Em José de Freitas, a Barragem do Bezerro também passa por reparo e manutenção. A obra está em fase final e é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Além delas, está previsto que as barragens Emparedado, em Campo Maior; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Piracuruca, em Piracuruca; e Salinas, em São Francisco do Piauí, sofram reparos em 2022.

Por g1 PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.