TERESINA | ENFERMEIROS PROTESTAM POR REGULARIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA E PISO SALARIAL

Foto: Ascom/Coren-PI

Enfermeiros, técnicos e auxiliares em Enfermagem do Piauí protestaram na manhã desta quarta-feira (08), em frente a sede da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pela regulamentação da jornada de trabalho e aprovação da lei do piso salarial.

De acordo com o presidente do Sindicato Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Ricelly, essas são as únicas profissões da linha de frente da pandemia, que não a regulamentação da carga horária.

“Estamos reivindicando a regulamentação da jornada de 30 horas semanais porque é a única profissão da linha de frente que não tem essa regulamentação. Temos um piso salarial que foi aprovado pelo Senado, mas no momento está parado na Câmara dos Deputados”, explica o presidente.

Na Câmara dos Deputados, a categoria aguarda pela votação do PL 2564/2020 que estabelece o piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% do valor par técnicos e 50% auxiliares e parteiras.

Além do Senatepi e outras entidades representativas da área da Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) também esteve presente no ato. Segundo o conselheiro Samuel Freitas, a materialização do reconhecimento da Enfermagem virá quando o PL2564/2020 for aprovado. 

“Nós já temos o reconhecimento da sociedade, principalmente por causa da nossa atuação na pandemia. Precisamos, agora, que os deputados federais, reconheçam o peso dos mais de 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem do país. Peço que a gente saia daqui com dois compromissos: a primeira é que não iremos recuar nessa luta pela aprovação do nosso piso ainda este ano e a segunda é que nos manteremos unidos”, destacou.

Já a conselheira Leone Damasceno falou em nome dos técnicos de Enfermagem. “A aprovação do piso salarial para a Enfermagem virá para dar dignidade, aos profissionais que se dedicam diariamente com vidas, uma questão de justiça. A maioria ganha apenas um salário mínimo. Não podemos mais aceitar essa realidade”, pontuou.

Jornada de trabalho na rede estadual

O governador Wellington Dias sancionou a Lei nº 7.724, de 14 de janeiro, que dispõe sobre a jornada de 30 horas de trabalho para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede pública estadual.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro e tem validade para os profissionais que atuam na administração pública direta e indireta do estado, como servidores efetivos ou terceirizados, não valendo para os municípios nem para a rede privada.

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.