PIAUÍ VAI TER 24 NOVOS LEITOS PARA ATENDIMENTO DE CASOS DE SAÚDE MENTAL

Foto: Sesapi

O secretário de Saúde, Neris Júnior, informou na sexta-feira (29) que a rede estadual de saúde vai ganhar 24 novos leitos para atendimento de saúde mental. A declaração foi realizada durante a III Conferência Regional de Saúde Mental da Macrorregião do Meio Norte, que ocorreu em Teresina.

De acordo com o secretário, a Sesapi instalará 24 novos leitos para atendimento de saúde mental, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (8), localizado em Bom Jesus, no Hospital da Polícia Militar (8), em Teresina, e no Hospital Regional Deolindo Couto (8), no município de Oeiras.

“A governadora Regina Sousa colocou como um dos pilares de sua gestão o reforço nas ações de saúde mental, no nosso estado. A Sesapi já começou o trabalho de ampliação de leitos para esta especialidade, que vão levar mais cuidados para os piauienses”, disse Néris Júnior.

O secretário afirmou que ainda vai solicitar ao Ministério da Saúde mais 8 leitos destinados ao atendimento de pacientes em sofrimento psíquico, para cada hospital regional. “Após essa fase de implantação o objetivo é pleitear junto ao Ministério da Saúde pelo menos oito leitos, destinados ao atendimento de pacientes em sofrimento psíquico, para cada hospital regional, ampliando assim a oferta e a descentralização em cada região de saúde do Piauí”, disse o secretário.

Atualmente está sendo realizada uma Conferência Regional intitulada: "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que passa por vários municípios, com o objetivo de discutir o tema.

"Já passamos pelas cidades de Floriano, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Picos, e hoje estamos debatendo aqui em Teresina. Nosso objetivo é fazer uma avaliação da política de saúde mental, onde fazemos um debate crítico com a sociedade civil organizada, e apresentamos proposituras de ações que podem fortalecer a política de saúde mental”, afirmou a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.