A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, participou na manhã desta segunda-feira, 25, de reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira. O encontro contou com a presença da secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), Auridene Freitas, que representa o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. O momento contou com a presença do diretor da Policlínica, Jussinaldo Duarte e da assessora técnica, Goretti Pereira. 

A secretária Caroline Reis convidou a gestora para conhecer as instalações da Policlínica de Floriano “Tereza Chaib”. No local, a presidente do COSEMS-PI avaliou como positiva a visita e afirmou que a estrutura vista em Floriano é um sonho do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí para todo o estado. 

“Estou entusiasmada pelo município ter buscado este tipo de oferta para a população. Quando a gente vê essa estrutura e serviços que estão sendo ofertados aqui, podemos repensar na descentralização para outras regiões, podendo fortalecer os municípios circunvizinhos”, disse Auridene Freitas. 

Caroline Reis explicou que o modelo inicialmente pensado para a policlínica de Floriano tem mais de 12 anos e muita coisa mudou de lá pra cá. Agora, em uma nova etapa, técnicos da secretaria de Saúde estudam novas possibilidades de serviço e linhas de cuidados que poderão ser implantadas ao longo do tempo no centro de saúde. “Inicialmente estamos ofertando apenas consultas especializadas. Vamos organizar cada etapa e fluxograma de cada serviço, para que tenham constância e efetividade”, enfatizou.

PIAUÍ VERDADE