GOVERNADORA APROVA HABILITAÇÃO DE 88 LEITOS COVID QUE PASSARÃO A INTEGRAR A REDE HOSPITALR==


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou junto à Comissão Intergestora Bipartite do Piauí CIB-PI a habilitação de 88 leitos de UTI, que faziam parte do atendimento Covid-19, da Rede Estadual de Saúde, que agora vão integrar o quadro definitivo de unidade de terapia intensiva de 09 hospitais da Piauí. O termo de habilitação foi assinado pela Governadora Regina Sousa e pelo  secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, durante à visita as obras de reforma e  modernização da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, nesta segunda-feira(30). 

ASCOM - SESAPI


A governadora destacou a importância dessas novas UTI’s para incrementar à saúde do Piauí. “Sempre que se amplia um serviço de saúde é algo muito positivo. Com o alívio da Covid-1, tivemos muito leitos que eram destinados à doença, que agora serão direcionados para outras doenças, que estavam represadas durante este período e vai per imitir desafogar os hospitais. Tudo que é destinado para melhoria da nossa população é muito importante”, disse Regina Sousa. 


Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, estes novos leitos vão ajudar a melhorar o atendimento à população piauiense, principalmente aqueles do interior do estado, que contarão com serviços de alta complexidade mais próximo de suas residências. “Este é mais um ganho para a saúde do Piauí. Com a habilitação destes leitos vamos está conseguindo oferecer um serviço de ponta também para àqueles, que estão mais longe da capital”, destacou o gestor. 


Os leitos de UTI, que antes faziam parte do atendimento dos acometidos pelas complicações da Covid-19, estarão nas seguintes unidade de saúde: (09) Hospital Regional Manoel de Sousa Santos- Bom Jesus);(10) Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato; (07) Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano; (10) Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -Parnaíba; (10) Hospital Regional Justino Luz – Picos; (09) Hospital Infantil Lucídio Portella, (13) Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; (10) Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde e (10) Hospital Getúlio Vargas, os quatro últimos ficam na capital Teresina. “Este incremento na rede de alta complexidade é fundamental para que serviços mais complexos possam ser ampliados”, disse Neris Júnior. 


Além dos hospitais estaduais a Sesapi também obteve a aprovação em CIB, de 17 leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) gerido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e 10 no Hospital Universitário gerido pelo Governo Federal. Com isso foram 115 leitos habilitados, sendo 106 adultos e 09 pediátricos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.