PIAUÍ VAI TER NÚCLEO ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com


O Núcleo vai fazer atendimento ambulatorial de pessoas em sofrimento psíquico.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior e a equipe da Gerência de Atenção à Saúde Mental, realizam nesta quarta-feira (11), às 9h, uma visita às futuras instalações do Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio, localizado no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul) do HGV. O Núcleo vai fazer atendimento ambulatorial de pessoas em sofrimento psíquico.

O Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio vai fazer o acolhimento do público-alvo através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas, com atendimento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional; haverá escuta qualificada e intervenções diretivas pela equipe com acolhimento e orientações aos familiares da pessoa atendida pela equipe; o Núcleo também vai fazer dispensação farmacológica e articulação com as Redes de Atenção para cuidado compartilhado. 

A Gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, afirma que o  objetivo do Núcleo é atender pessoas em sofrimento psicológico com comportamento suicida reguladas dos Serviços de Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial, Rede Hospitalar e Rede Intersetorial.  “Acolher pessoas com ideação suicida ou que tentaram suicídio, articulando com as Redes de Atenção um cuidado compartilhado é o nosso foco”, afirma.

Para o Secretário de Saúde, Neris Júnior, a implantação do Núcleo vai trazer muitos benefícios para o tratamento da saúde mental no Piauí. “Será possível ter um serviço de referência estadual para o atendimento de pessoas que vivenciam sofrimento psíquico associado a comportamento suicida. A equipe multidisciplinar qualificada vai fazer toda a diferença para reduzir os casos de violência autoprovocada da população piauiense, diminuindo as taxas de mortalidade por suicídio” diz o gestor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.