ORGULHO LGBTQIA+ ATO EM TERESINA CELEBRA DIA EM DEFESA DOS DIREITOS.

 

Após dois anos de pandemia, a população LGBTQIA+ voltou às ruas de Teresina para celebrar o dia em alusão a defesa dos direitos deste público, comemorado nesta terça-feira (28). Além do combate à homofobia, uma das principais pautas do movimento em 2022 diz respeito às eleições.

Coordenadora do Grupo Matizes e uma das organizadoras do evento, Marinalva Santana disse ao Cidadeverde.com que um dos objetivos do ato é conscientizar a população LGBTQIA+ sobre a importância de eleger representantes comprometidos com as demandas do segmento.

“Queremos igualdade de direitos. Não aceitamos nenhum retrocesso dos direitos que nós já conquistamos. Também estamos dialogando com o público LGBTQIA+ que está aqui a refletir sobre a importância do voto nas eleições deste ano”, pontuou a militante.

Com o mote “Vota no País de Cores e a Gente Faz um País Melhor”, Santana explica a estratégia seja eleger candidatos LGBTQIA+ ou simpatizantes engajados com a defesa dos direitos dessa parcela da população.

“Tem muitos LGBTQIA+ que, de forma ingênua, vota em candidatos fundamentalistas religiosos que depois vão para câmaras legislativas tentar retirar nossos direitos ou impedir que eles avancem. O ideal é eleger candidatos LGBTQIA+, mas também existem pessoas heterossexuais que tem um compromisso verdadeiro em defesa dessa população”, enfatizou a coordenadora do Matizes.

O estudante Lucas Barros, de 28 anos, entende que o ato é um espaço onde as pessoas podem reafirmar sua sexualidade, pertencendo a comunidade LGBTQIA+ ou não, e também para reivindicações políticas. 

“Você se reconhecendo como é, onde está e o que sofre no dia a dia, é uma questão política muito forte. É mais do que obrigação irmos atrás de pessoas que nos representam e façam bem à gente e a outras pessoas que fazem parte do nosso movimento”, argumentou o estudante.

Diferente de outros anos, em 2022 o Grupo Matizes preparou o “Arrasta Pé Orgulho”. Além de celebrar a data, o evento também é uma preparação para a tradicional Parada da Diversidade.

“Estamos celebrando um dia histórico mundialmente, um dia de luta, desafios e de conquistas. Criamos uma rede de artistas e pessoas do movimento LGBTQIA+, para fazermos esse preparava para a Parada. Estamos aproveitando esse dia festivo junino para fazer nossa manifestação com a nossa cara nordestina”, destacou a escritora Marleide Lins, organizadora cultural do evento.











Breno Moreno
redação@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.