BOLSONARO AUTORIZA ESTUDO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO PARA O PIAUÍ.

 Ato aconteceu no Planalto com a presença de comitiva de políticos piauienses.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou nesta terça-feira (21) o início dos estudos para construção de um braço da transposição do Rio São Francisco para o estado do Piauí. A autorização foi assinada no Palácio do Planalto diante de políticos piauienses. 

Entres eles estavam o ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira, os deputados federais Paes Landim, Átila Lira, Margarete Coelho e Marina Santos, os senadores Elmano Férrer e Eliane Nogueira e os ex-deputados estaduais Edson Ferreira e Ferreira Neto.

Assinatura da ordem para início dos estudos (Foto: Reprodução/Vídeo/Assessoria)

A Universidade Federal de Viçosa foi contratada para fazer o estudo e a partir dele será definido o local de onde será feita a captação da água e por onde passará o canal para o semiárido piauiense, região que será beneficiada com a obra. O ministro da Casa Civil Ciro Nogueira disse que é o início de um sonho e classificou o dia como histórico.

“Hoje é um dia histórico para o Piauí, um sonho que está começando a ser realizado e graças a esse ato de hoje nós iniciaremos os estudos para realizar o sonho da transposição das águas do Rio São Francisco para o nosso estado. Esse ato representará a redenção de uma das regiões mais carentes de água de todo o país”, falou Ciro.

De acordo com ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a expansão da transposição do São Francisco para o Piauí vai beneficiar uma bacia hidrográfica que abrange 89 municípios piauienses. Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o estudo autorizado nesta terça-feira vai viabilizar progresso para o interior do Piauí.

“Eu quero parabenizar todos vocês do estado do Piauí por esse momento em que começa o estudo para viabilizar a transposição do São Francisco para regiões mais afetadas pela falta de água no Piauí. Isso é progresso, é tranquilidade, é paz e, acima de tudo, é algo humanitário para com a população do interior do nosso Nordeste”, falou Bolsonaro.

Ministros e políticos do Piauí prestigiaram ato no Planalto (Foto: Reprodução/Vídeo/Assessoria)

A inclusão do Piauí na transposição do Rio Francisco é um pleito antigo, já que o estado foi deixado de fora do projeto que começou a ser executado em 2009, quando Lula (PT) era presidente. Enquanto foram construídos canais para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, o Piauí, que fica muito mais perto do Rio São Francisco, ficou de fora. O Velho Chico passa a poucos quilômetros da divisa do Piauí com Bahia e Pernambuco, na região do semiárido.

LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.