MUNICÍPIOS JÁ PODEM VACINAR POPULAÇÃO EM GERAL CONTRA A GRIPE, DIZ SESAPI.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que os municípios já podem começar a aplicar, a partir desta segunda-feira (27), a vacina da Influenza (gripe) para a população em geral, com seis meses de idade e mais.

De acordo com a Sesapi, a orientação vem após a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização anunciar a ampliação do público e por conta da baixa cobertura vacinal atingida pela campanha nacional de imunização contra a influenza em 2022.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a imunização deverá ser executada de acordo com os estoques de vacina de cada município, sem a previsão do envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a campanha de imunização contra a influenza em 2022 já registrou a aplicação de 35 milhões de doses, alcançando uma cobertura de 52,3% nos grupos prioritários.

No Piauí, dados da Secretária de Estado da Saúde apontam que o estado atingiu uma cobertura maior do que a média nacional, com 66,7% dos grupos prioritários já imunizados.

A coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Kássia Barros, explica que os indicies estão abaixo do esperado e que é importante a população buscar vacina em seu município, uma vez que não existe previsão de novas doses sendo enviadas para os municípios para reforçar a campanha.

“Nós recebemos a orientação do ministério e estamos ampliando a campanha de influenza para a população geral a partir dos seis meses de idade, no entanto essa ampliação será realizada apenas com as doses que já estão nos estoques dos municípios, sem previsão de mais doses chegando. Devido a isso, orientamos os nossos municípios a executarem a vacinação de acordo com à procura por parte da população, para que assim o máximo número de piauienses possam ser imunizados”, disse a coordenadora.

No documento enviado aos estados o Ministério da Saúde também recomendou a intensificação da campanha de vacinação contra o sarampo em todos os estados. Destacando que os estados que já registram uma circulação ativa do vírus, como Amapá; Pará; Rio de Janeiro e São Paulo, a vacinação deverá ser realizada a partir dos 06 meses de idade.

O Secretário de Estado da Saúde Neris Júnior destaca a importância da procura por parte da população pelos imunizantes.

“Nós últimos anos nós reafirmamos a importância das vacinas na vida das pessoas, protegendo contra as doenças e reduzindo os casos graves de diversas enfermidades, inclusive da Covid-19. A vacinação contra a influenza também merece a atenção da população, até por que ela já está a mais tempo em nosso cotidiano e todos sabem os efeitos benéficos que ela traz para a saúde pública. Precisamos que a população siga até os postos de saúde de seus municípios e procurem as vacinas, elas estão disponíveis, dessa forma você estará se protegendo e protegendo aqueles próximos de você”, destacou o gestor.

Vacinação em Teresina

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a vacinação contra a gripe na população em geral começará a ser aplicada amanhã (28). Ao todo, o imunizante estará disponível em sete postos de vacinação e 82 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por todas as zonas da cidade.

Os postos de vacinação serão os drives-thru dos Terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires e CEU Norte, que funcionam das 9h às 17h.

“Todos estes locais funcionam por demanda livre, sem necessidade de agendamento”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha em Teresina.

Da Redação (Com informações da Sesapi) 
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.