SIMÕES-PI | SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZOU FISCALIZAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO SONORA.

 

Durante os dias 25, 26,e 27 de maio de 2022, equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Simões-PI, realizou uma ação de educação ambiental e combate à poluição sonora em alguns pontos da cidade que concentram maior movimentação de pessoas e fluxo intenso de carros e motos, com publicidades que utilizam aparelhos sonoros.

A poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental.

A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos.

 A poluição sonora e a visual são tipos de poluição que muitas vezes passam despercebidas por fazerem parte do dia a dia dos moradores das grandes cidades.

Entretanto, causam danos ao ambiente e à saúde humana, afetando seriamente a qualidade de vida.

O nível do barulho admitido nos grandes centros urbanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pode atingir até 50 decibéis, porém, o que é verificado normalmente chega a 90 e 100 decibéis.

Em âmbito municipal, a Lei Municipal Nº 629 DE 19 DE ABRIL DE 2018, dispõe sobre o controle e o combate à poluição sonora no âmbito do Município de Simões – PI e da outras providências, sendo que compete à Secretaria Municipal de Meio Ambiente por força da Lei municipal, através da fiscalização ambiental, o controle, a prevenção e a redução da emissão de ruídos, podendo aplicar sanções, interdições e embargos.














Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.