PIAUÍ CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS, PACIENTE TEM 46 ANOS.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

O Piauí confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. O infectado é um homem de 46 anos natural de Batalha, a 163 km de Teresina. Atualmente, cinco casos estão sendo investigados pela Sesapi.

A confirmação foi realizada nesta quarta-feira (3) pelo superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, durante entrevista coletiva, após exame realizado pela Fiocruz testar positivo. O homem viajou e teve contato com um estrangeiro.

“Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Ele teve toda a sintomatologia característica da doença, febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões, que é a principal característica da doença. Foi avaliado o paciente, feito a coleta de sangue e agora finalmente saiu o resultado”, informou o superintendente Herlon Guimarães. 

O paciente apresentou os primeiros sintomas em 3 de julho e, segundo o superintendente, já cumpriu o período de 21 dias de isolamento. “Já está em vida normal. Sem sequela”, completou o superintendente.

Até esta quarta-feira (3) a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) investigava seis casos suspeitos de varíola dos macacos. Sendo dois casos monitorados em Parnaíba. Os municípios de União, Esperantina, Curralinhos e Hugo Napoleão também registraram um caso cada, que estão sendo acompanhados pelas autoridades de saúde.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

A principal forma de transmissão do vírus é por meio do contato direto com essas feridas. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados. 

Aguarde mais informações

Flash Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.