PESQUISAS ELEITORAIS INDICAM QUE RAFAEL FONTELES VENCE NO 1º TURNO.

 Os institutos Datamax, Amostragem, IPPI e Census divulgaram, nesta semana, pesquisas eleitorais que apontam vitória no primeiro turno do candidato.

O candidato Rafael Fonteles (PT) lidera as pesquisas eleitorais e, de acordo com os institutos Datamax, Amostragem, IPPI e Census pode ser eleito ainda no primeiro turno das eleições para governador. As últimas pesquisas foram divulgadas entre os dias 26 e 27 de setembro, com menos de uma semana para o pleito eleitoral. 

 

Rafael Fonteles.Eduardo Amorim/Lupa1

O Lupa1 fez um levantamento dos números das pesquisas apurando os votos válidos, que é aquele em que se descarta os votos em branco e nulos, nas pesquisas estimuladas para o governo do Estado. Em todos as pesquisas o candidato Rafael Fonteles lidera as intenções de votos, ultrapassando metade do eleitorado e podendo ser eleito no primeiro turno. 

Amostragem

A pesquisa do Instituto Amostragem foi divulgada no inicio da última semana que antecede as eleições, sendo o levantamento realizado entre os dias 19 e 23 de setembro. De acordo com a pesquisa o candidato Rafael Fonteles é eleito no primeiro turno com 50,28% das intenções de voto contra os 44,21%. Logo em seguida aparecem os candidatos Coronel Diego Melo (PL) com 1,65% das intenções de voto. Os outros candidatos aparecem com menos de 1% das intenções de votos.


A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 19 a 23 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-00381/2022.

Datamax

Já a pesquisa do Instituto Datamax foi divulgada na última segunda-feira (26) e mostra o candidato Rafael Fonteles com 52,70% das intenções de votos válidos sendo também eleito no primeiro turno. O candidato Silvio Mendes aparece logo em seguida com 44,08% das intenções de votos. 

Gessy Lima é citada por 1,3% dos eleitores entrevistados, garantindo o terceiro lugar nas pesquisas que apontam o candidato Coronel Diego Melo com 1,05% dos votos válidos. Os outros candidatos ao governo do estado não alcançaram 1% das intenções de votos. 

A Pesquisa Datamax foi realizada no período de 20 a 25 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 80 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07729/2022. Os dados foram tabulados em programa de microcomputador. E contém os resultados das questões formuladas com os devidos cruzamentos. 

IPPI

O instituto IPPI de pesquisa também divulgou, no inicio da última semana que antecede o pleito eleitoral, pesquisas que indicam que Rafael Fonteles também lidera as intenções de voto e pode ser eleito no primeiro turno. De acordo com o dados divulgados o candidato petista possui 51,10% das intenções dos votos válidos, contra 44,02% dos votos de Silvio Mendes. 

Gessy Lima (PSC) aparece com 1,59%; Coronel Diego Melo (PL), 1,46%; Gustavo Henrique (Patriota) e Lourdes Melo (PCO) aparecem com 0,49% ambos; e Madalena Nunes (PSOL), Ravenna Castro (PMN) e Geraldo Carvalho (PSTU), têm 0,37% dos votos válidos, cada.

A pesquisa do Instituto IPPI foi realizada entre 18 e 22 de setembro. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 90 municípios do Piauí, distribuídos por cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado total desses municípios.

Census

A pesquisa do Instituto Census foi divulgada nessa terça-feira (27), sendo a pesquisa mais recente no compilado analisado pelo Lupa1. Os números também apontam possibilidade de vitória do candidato Rafael Fonteles ainda no primeiro turno, com 52,02% dos votos válidos. Silvio Mendes aparece logo em seguida com 44,64% das intenções de votos. 

A pesquisa do Instituto Census foi realizada entre 21 e 25 de setembro, por encomenda do PSD. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 88 municípios do Piauí, distribuídos por cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado total desses municípios.

FONTE - LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.