CONHEÇA O PERFIL DOS SECRETÁRIOS DO GOVERNO RAFAEL FONTELES.
Até o momento foram anunciados 32 nomes para as pastas estaduais.
O governador eleito Rafael Fonteles anunciou por meio de seu perfil oficial no Twitter nomes que irão compor pastas do Governo do Estado a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Até o momento foram anunciados 32 nomes.
O Lupa1 fez um levantamento com o perfil de cada um dos nomes anunciados até o momento.
Chico Lucas - Segurança
O advogado Chico Lucas é procurador do estado, ex-presidente da OAB-PI e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Chico Lucas também é ex-PRF e assumiu a coordenação da campanha de Rafael Fonteles.
Washington Bonfim - Planejamento
Washington Bonfim é cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí. Foi secretário municipal de Planejamento e Educação de Teresina na gestão do ex-prefeito Firmino Filho e reforçou a equipe petista durante a campanha de Fonteles.
Regina Sousa - Assistência Social
Formada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Regina Sousa é uma das mais conhecidas militantes petistas do estado. Iniciou a carreira política no Sindicato dos Bancários e entrou para a história no Piauí como primeira senadora e primeira governadora do estado.
Washington Bandeira - Educação
O juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Washington Bandeira é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e possui experiência na área da educação como professor da graduação e coordenador da pós-graduação da Escola de Direito Aplicado do iCEV - Instituto de Ensino Superior.
Ellen Gera - ATI
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Ellen Gera é servidor público concursado no cargo de analista de Sistemas Sênior. É especialista em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenou os projetos Canal Educação, Pré-Enem Seduc e a Universidade Aberta do Piauí. Assumiu o comando da Seduc em março de 2019 e assume a diretoria da ATI no Governo Rafael.
Antônio Luiz - Saúde
Formado em Ciências Contábeis e Matemática, Antônio Luiz é auditor fiscal e atualmente é secretário de Fazenda do Piauí. Já ocupou os cargos de Superintendente de Gestão, Superintendente da Receita Estadual e Superintendente do Tesouro Estadual. Antônio Luiz já exerceu cargos de gestão na Sefaz.
Emílio Junior - Fazenda
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Emílio Júnior é professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Atualmente atua como superintendente de Gestão da Secretaria de Fazenda.
Marcelo Nolleto - Governo
Anunciado para a Secretaria de Governo, o advogado Marcelo Nolleto é graduado em Direito e é analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho - TRT Ada 22ª Região. Nolleto é assessor na Secretaria de Estado da Fazenda e ex-secretário de Governança do TRT-PI. O escolhido também foi chefe de gabinete de Fonteles na Sefaz e era uma das figuras que sempre acompanhavam o governador eleito durante a campanha.
Mussoline Guedes - Comunicação
Formado em Comunicação Social pela UFPI (1992), o jornalista Mussoline Guedes já trabalhou no jornal Diário do Povo e foi editor-chefe do Jornal O Dia. Mussoline atuou também como assessor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) e foi secretário Municipal de Comunicação de Teresina na gestão de Sílvio Mendes. Quando Rafael Fonteles presidiu o Comitê Nacional de Secretários de Estado de Fazenda (Comsefaz), Mussoline Guedes foi o assessor da pasta.
Francisco Gomes Pierot Júnior - PGE
Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Pierot Júnior é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor) é especialista em Direito Civil e Processo Civil. É procurador do estado do Piauí desde 2010 e desenvolve atualmente suas atribuições na Chefia da Consultoria Jurídica Setorial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Maria Vilani - Cidades
Maria Vilani Silva é engenheira civil e possui experiência no serviço público, sendo funcionária efetiva do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Já assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) na gestão de Firmino Filho é atualmente é secretária estadual de Transportes. Maria Vilani é irmã de Hélio Isaías.
Luana Barradas – Detran
A indicada para assumir o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Luana Barradas, é formada em Engenharia Civil. A jovem é ligada à deputada estadual eleita Ana Paula e é ex-superintendente executiva da Saad Norte de Teresina.
Josiene Marques – Esporte
Formada em Ciências Contábeis, Josiene Marques tem especialização em Administração Pública, Gestão e Controle e é atual diretora-presidente do Metrô de Teresina. A indicada para assumir a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) é vice-presidente do Solidariedade no Piauí.
Janainna Marques – Desenvolvimento Econômico
Formada em História pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é figura bastante conhecida na política piauiense. Janainna foi prefeita dos municípios de Joca Marques e Luzilândia e mais uma vez foi eleita deputada estadual. Janainna tem ainda experiência como ex-secretária estadual de Infraestrutura.
Leonardo Sobral – DER
Leonardo Sobral é advogado e tem especialização em Direito Tributário pela FGV. Atualmente ocupa a diretoria do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e já coordenou o Programa de Combate à Pobreza Rural. O advogado foi indicado para assumir o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
Flávio Nogueira Júnior – Infraestrutura
Formado em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí, Flávio Nogueira Júnior tem especialização em Radiologia. O médico estreou na política em 2010, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Na gestão estadual, Flávio Júnior tem experiência como secretário de Turismo.
Daniel Oliveira – Meio Ambiente
O advogado e professor Daniel Oliveira foi indicado por Rafael Fonteles para assumir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar). O jurista já foi secretário de Justiça nos governos de Wellington Dias (PT) e é professor de Direito em faculdade particular de Teresina.
Coronel Carlos Augusto – Justiça
O deputado estadual eleito, Coronel Carlos Augusto, foi anunciado para comandar a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Carlos Augusto foi comandante da Polícia Militar do Piauí no Governo Wellington Dias e atualmente está em seu segundo mandato na Alepi.
Igor Neri – Defesa Civil
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Latino Americana de Educação, Igor Neri iniciou a vida pública como superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedet). Atualmente é secretário da pasta e será realocado para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Leonardo Nogueira – ADH
O ex-vereador de Valença, Leonardo Nogueira, que atualmente comanda o Emater, vai assumir a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH). Nogueira é Bacharel em Comunicação Social e tem especialização em Controle Interno e Externo da Administração Pública.
Samuel Nascimento – Administração e Previdência
O indicado para assumir a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seadprev), Samuel Nascimento, é advogado, tendo concluído graduação em Direito na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O futuro secretário é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Jonas Moura – Transportes
Graduado em Administração, Jonas Moura é ex-prefeito do município de Água Branca e comandou a Associação Piauiense de Município (APPM). No ano passado assumiu o cargo de diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública (Densp) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Felipe de Melo Eulálio – Idepi
O empresário Felipe de Melo Eulálio é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente Felipe Eulálio é diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).
Pablo Santos – Turismo
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) foi indicado pelo governador eleito Rafael Fonteles para assumir a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Formado em medicina e com especialização em Dermatologia, Pablo Santos tem experiência como presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).
Marllos Sampaio - Mineração
O delegado de Polícia Civil Marllos Sampaio é irmão do vice-governador eleito Themístocles Filho (MDB) e vai assumir a Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Estado do Piauí (Seminper). Marllos foi vice-prefeito de Esperantina e foi eleito deputado federal em 2010. Na polícia atuou na Polinter, na Central de Flagrantes e na Delegacia do Idoso.
Firmino Paulo – Irrigação
O indicado para a Coordenadoria de Irrigação do Estado do Piauí (Cofir) é o deputado estadual, tendo sido eleito pela primeira vez em 2014, reeleito em 2018 e 2022. É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista em Direito Público. Firmino Paulo está licenciado do cargo de delegado adjunto da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária (DECCOT).
Fábio Xavier – Agronegócio
O deputado estadual Fábio Xavier deixa a Assembleia Legislativa do Piauí para assumir a Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).
Magno Pires – Instituto de Águas e Esgoto
Advogado e jornalista, Magno Pires foi indicado para assumir o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi). Magno é pai do atual deputado estadual Henrique Pires e foi secretário estadual de Administração na gestão de Mão Santa.
Rejane Tavares – Planejamento Familiar
Rejane Tavares é jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e possui especialização em Administração Rural e Comunicação Rural e também em Planejamento Estratégico e Participativo. Atualmente é secretária estadual de Planejamento e assume em janeiro a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
Ariane Benigno – Agespisa
Indicada para assumir a Agespisa no Governo Fonteles, Ariane Benigno é atualmente secretária de Administração e Previdência. Analista de Sistemas, Ariane tem vasta experiência em gestão pública, tendo atuado como gerente de informática e diretora financeira da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e secretária estadual de Governo.
Carlos Adalberto Anchieta - Cultura
O produtor cultural Carlos Adalberto Anchieta foi indicado para assumir a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), pasta que já ocupa no Governo Regina Sousa.
Daniele Aita – Iaspi
Para o Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), Rafael Fonteles decidiu manter a médica oncologista e gestora em saúde Daniele Aita.]
FONTE - LUPA 1
Nenhum comentário