NOVAS CARTEIRAS DE IDENTIDADE COMEÇARÃO A SEREM EMITIDAS A APARTIR DE TERÇA-FEIRA DIA 20.
As emissões dos novos modelos deveriam se iniciar nesta semana, mas teve que ser adiado devido a problemas no sistema.
As missões dos novos modelos da Carteira de Identidade Nacional (CIN) começam a serem emitidas do Piauí a partir de terça-feira (20). Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Juarez Gonçalves, as emissões tiveram que ser adiadas devido a problemas no sistema.
Novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN)Reprodução
"Devido a uma intercorrência no fluxo de comunicação entre os sistemas foi necessário alterarmos a data de início para o dia 20 de dezembro", disse o diretor
As Carteiras devem começar a ser expedido na capital, Teresina, e depois ser incrementado nos demais municípios do Piauí.
O novo modelo vai valer até 2023 e apenas as emissões de primeira via receberão o novo modelo, para as pessoas que já possuem a carteira a substituição será feita gradativamente.
A mudança tem o objetivo de unificar vários órgãos, usando uma única numeração e assim evitar fraudes. Os cidadãos poderão ter menos burocracia e acessar os dados dos seus documentos com mais facilidade.
Confira o que vai mudar:
Serão unificados possíveis números de registro em cada um dos 27 estados da Federação, impedindo identidades com numerações diferentes. O documento será emitido na versão física e digital, feito pelo GOV.BR após a emissão da carteira física em papel ou em policarbonato, que atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores.
Segundo o ministério da Economia, para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
O ministério afirma ainda que a nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.
MEIO NORTE.
Nenhum comentário