PALEONTÓLOGO ENCONTRA FÓSSEIS DE MAIS DE 100 MILHÕES DE ANOS EM BANHEIR0 DE SHOPING.
O paleontólogo Juan Carlos Cisneros, encontrou fósseis de mais de 100 milhões de anos no banheiro de um shopping na Zona Leste de Teresina. Ao g1, o profissional, que é professor da Universidade Federal do estado (UFPI), contou que os vestígios estavam em uma pedra usada como divisória dos boxes do banheiro do local.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/m/z/ZJb8mATmys6Y4SenUmkA/1414.jpg)
“Faz parte da vida de um paleontólogo achar fósseis em qualquer lugar, até dentro do banheiro. Embora seja algo que desafia o senso comum, já estou acostumado a enxergar esse tipo de material e não é tão raro achar fósseis em locais inusuais. Tudo depende do tipo de rocha usada na construção”, afirmou Juan Carlos Cisneros.
O professor explicou que muitas rochas utilizadas em construções contêm fósseis, por se formarem no fundo do mar, pelo acúmulo de sedimentos, e, por isso, podem conter conchas e pequenos animais marinhos.
“São fósseis marinhos, a maioria moluscos gastrópodes. A pedra em questão foi trazida do Rio Grande do Norte. Já existe um estudo sobre esse tipo de pedra”, explicou Juan Carlos.
O professor afirmou que, apesar da descoberta, os fósseis vão permanecer no banheiro. “Estão em um local fechado, relativamente seguro, porque não pega sol e nem chuva”, disse.
O paleontólogo disse ainda que em Teresina, e no restante no Piauí, existem vários locais onde podem ser encontradas pedras que venham ocasionalmente peixes, plantas e outros fósseis, às vezes insetos e aranhas, com idade de aproximadamente 100 milhões de anos.
Fonte: G1 Piauí
Nenhum comentário