SIMÕES-PI | ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL (CEM) REALIZOU AULA DA SAUDADE COM AS TURMAS DE 9º ANOS A,B,C COM O TEMA BLACK NIGHT.

MENSAGEM DA ESCOLA E FOTOS.

19 DE DEZEMBRO DE 2022.

Nesta noite a vivência e palavras eram sobre Saudades. A diretora abriu o momento parafraseando Caetano Veloso quando disse “que ter saudade é melhor que caminhar vazio”, seguida da leitura do texto de acolhida onde dizia:

Queridos alunos,

   Vários são os conceitos de saudade... No dicionário, saudade é uma lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las... Para os poetas a "saudade" é traduzida de maneira nostálgica, com linguagem figurada e até de forma suave e doce. Saudade é vontade de ver de novo... E o que dizer a vocês neste momento de separação após o ensino fundamental ?
   Procuramos imagens, comparações, palavras vindas do coração  para parabenizar vocês que provaram que ter ou não ter, ser ou não ser depende de cada um de nós. E para tanto, voaram alto, superaram uma pandemia,  se reinventaram e fizeram  da esperança uma âncora para realização de seus objetivos.
    E como diz o poeta Mario Quintana:

“SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS ( o tempo)

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.”

    A vida permanece aberta e inesgotável a todas as experiências.  Pessoa alguma  no mundo venceu ou vencerá, se não aceitar desafios para aquisição de valores imperecíveis que dão sentido à nossa existência. E a educação é um desses valores .

  A determinação dos jovens é algo maravilhoso e a vontade de viver de vocês após a pandemia nos deu força e coragem para superar os momentos difíceis da vida e com  palavras e sorrisos, muitas vezes transformaram lágrimas em alegrias, que estão registradas em nossa alma. E fizeram momentos simples se tornarem especiais com a magia e poder  da educação. Estendemos a todos os pais e familiares nosso profundo agradecimento e dizer que não chegaríamos aqui sem o apoio deles.

   Nesse sentido, temos certeza de que vocês terão sucesso no ensino médio. Irão continuar a caminhada e daqui a alguns anos estarão comemorando suas realizações pessoais e profissionais como tantos outros alunos que os precederam. Isto significa que é possível a realização dos nossos sonhos, pois como diz o salmo  "Tudo podemos n'Aquele que nos fortalece".
     Sejam felizes e tenham como lema :” O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita”. Guimarães Rosa

   Abraços fraternos e saudosos de todos que fazem a Escola Centro de Educação Municipal.

Finalizada a leitura, a Diretora, Erineide Lima, fez a exibição de vídeo com música e fotos da trajetória de cada aluno.

Seguida por de homenagens prestadas pelas professoras, Aline Andreia, Valquíria, Deyde, Raiane, Mádia e Djair.

A professora Aline Andreia fez a leitura do texto da história do lápis, abaixo, e entregou um texto com um lápis para cada aluno.                   

A história do lápis.  

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.

A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão que podemos chamar de deus, deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade.

Segunda: de vez em quando, eu preciso parar o que estou escrevendo,
e usar o apontador. isso faz com que o lápis sofra um pouco. Mas, no final, ele estará mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

Terceira: o lápis é companheiro da borracha para apagar o que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa não é necessariamente algo ruim...

Quarta: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

Quinta: o lápis sempre deixa uma marca...

Portanto, lembre-se: tudo o que você fizer na vida, irá deixar traços...
Por isso, procure ser consciente de cada ação e que os seus desenhos sejam lindos.

                                    Autor desconhecido.

Alunos fizeram homenagens aos seus professores, coordenadores e a diretora.

A noite foi  finalizada  com lanches e danças.
















































































































Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.