QDENGA: ANVISA APROVA NOVA VACINA CONTRA A DENGUE PARA FAIXA ETÁRIA DOS 4 AOS 60 ANOS.

 


Imunizante fabricado pelo laboratório japonês Takeda Pharma é o primeiro autorizado para pessoas que não possuem infecção prévia pelo vírus da dengue. Saiba mais.

Nesta quinta-feira (02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue: trata-se da Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O imunizante é destinado à população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade e é o primeiro liberado para um público mais amplo.

— Foto: Getty Images

Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur, e indicada para crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. Aprovado em 2015, esse imunizante só é recomendado para indivíduos que já tiveram dengue, a fim de se prevenir uma segunda infecção, que pode se manifestar de forma mais grave, como a dengue hemorrágica.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga será aplicada no esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações. Ela é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo uma ampla proteção contra a enfermidade.

“A vacina é baseada em um vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue, que fornece a ‘espinha dorsal’ genética para todos os quatro sorotipos do vírus da dengue e é projetada para proteger contra contra qualquer um desses sorotipos”, informa a farmacêutica. Ainda segundo a fabricante, a Qdenga é contraindicada para mulheres grávidas ou aleitamento materno.

FONTE - O GLOBO

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.