DEPUTADO PROPÕE QUE ESTADO TRANSFORME ESCOLAS EM ÁREAS DE SEGURANÇA.

 Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí

Deputado quer que governo adote segurança armada, rondas, segurança eletrônica, botão do pânico e câmeras de segurança em escolas

Foto: Thiago Amaral/Alepi

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão dessa terça-feira (18), um requerimento de autoria do deputado Warton Lacerda (PT) para que seja encaminhado expediente ao governador Rafael Fonteles (PT) solicitando a implantação de segurança armada, rondas, segurança eletrônica, botão do pânico e câmeras de segurança nas escolas da rede estadual de ensino.


"Diante dos terríveis ataques a escolas que têm assolado nosso país, é importante que adotemos medidas de segurança em nossa comunidade escolar. Os episódios vividos são estarrecedores, e é de extrema importância nos adiantarmos e tomarmos medidas preventivas", afirma o parlamentar, na justificativa do requerimento apresentado.


REQUERIMENTOS APROVADOS - O deputado João Mádison (MDB) é autor de dois outros requerimentos aprovados. Um deles solicita que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) incluam, nos próximos concursos e processos seletivos, o cargo de fonoaudiólogo educacional; e o outro requer a realização de sessão solene, no dia 15 de maio, pelo Dia do Zootecnista.


DEMANDAS DE PICOS - Três requerimentos com demandas para a cidade de Picos foram aprovados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa terça-feira (18). Dois deles são de autoria do deputado Aldo Gil (Progressistas) com cobranças para as áreas de educação e organização das vias do município.

No primeiro requerimento, o parlamentar cobra a reforma do prédio que abrigava a 9ª GRE (Gerência Regional de Educação). Segundo Aldo Gil, a falta de melhorias no prédio antigo obrigou a estrutura a funcionar na sede da antiga Escola Normal. Isso tem comprometido a gestão da educação estadual na região de Picos.

Outra demanda do deputado é para que a gestão estadual não denomine as ruas da cidade sem consultar as legislações municipais.

Já o requerimento do deputado Nerinho (PT) aprovado na sessão plenária demonstra preocupação com o atendimento de saúde prestado aos servidores do estado na região de Picos. Ele cobra do Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí) a ampliação da oferta em diversas especialidades. Isso se justifica pela grande quantidade de funcionários estaduais no território e que acabam dependendo, em muitos casos, de buscar atendimento em Teresina.

ELOGIOS AO GOVERNO - O deputado Dr. Helio (MDB) elogiou o Governo do Estado do Piauí durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) desta quarta-feira (19). O parlamentar comemorou as obras do rodoanel em Canto do Buriti e da ciclovia de Parnaíba.

Dr. Helio disse que a obra do anel estava parada há quase uma década e que ela vai ser importante para retirar o tráfego de caminhões do centro da cidade. “Ontem à noite o governador Rafael Fonteles já enviava muito empolgado as imagens de asfaltamento daquela via”, afirmou.

O parlamentar também destacou o início da construção de uma ciclovia em Parnaíba, que vai do aeroporto à interligação da BR-343. “São 9 km de ciclovia e nós já estamos iniciando essa obra. E já estamos tratando também da expansão dessa ciclovia e da continuidade da avenida São Sebastião”, declarou.

IRRIGAÇÃO – Dr. Hélio esteve em reunião com o governador do Estado, o secretário de Irrigação, Firmino Paulo, e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional debatendo sobre a concessão para que grande empreendedor possa assumir perímetros irrigados. “Parnaíba, por exemplo, tem em torno de 2.500 hectares já irrigados, já com uma produção razoável de frutas e de cajuína. Mas em breve vai chegar a 8 ou 9 mil hectares, com a perspectiva de gerar 20 mil empregos diretos só na região”, argumentou.  

 FONTE - ALEPI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.