MUNICÍPIO DO PIAUÍ TERÁ ELEIÇÃO PRA PREFEITO NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2023.
Pleito suplementar foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em abril cassou o prefeito e o vice eleitos em 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai fixar para o dia 6 de agosto de 2023 a eleição suplementar no município de São Lourenço do Piauí, a 550 km de Teresina. O pleito extemporâneo será realizado por conta da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do prefeito Biraci Damasceno (PSD) e do vice-prefeito Valdeci Castro (PSB). Os dois foram cassados no dia 11 de abril deste ano acusados de compra de votos na eleição municipal de 2020.
O TRE-PI, responsável pela organização do pleito suplementar, já consultou o Ministério Público Eleitoral sobre a data de 6 de agosto. Em seu parecer, o procurador regional eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha se posicionou favorável. Segundo ele, a data encontra-se compatível com a portaria nº 1006 do TSE, que estabeleceu o calendário de realização de eleições suplementares para o ano de 2023 no Brasil. Assim, só falta agora o plenário do TRE-PI formalizar a data escolhida.
"Com essas considerações, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela aprovação da minuta da Resolução de ID 22020413, que fixa o dia 6 de agosto de 2023 para a realização de eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de São Lourenço do Piauí/PI e aprova as instruções e o calendário para a realização de novas eleições para os cargos.", diz a conclusão do parecer assinado pelo procurador eleitoral.
O gestor eleito no pleito suplementar em agosto terá um mandato de pouco mais de um ano de duração, já que em outubro de 2024 haverá a eleição municipal realizada de quatro em quatro anos.
Desde a cassação do prefeito Biraci Damasceno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro (PSD), ocupa o cargo de prefeito. Ele é irmão do gestor cassado.
PORTAL LUPA 1
Nenhum comentário