O PIAUÍ ESTÁ A FRENTE DO NOSSO TEMPO, DISSE SIMONE TEBET.

 A Ministra participou da Plenária sobre plano Plurianual que também contou com a participação de Wellington Dias e do governador Rafael Fonteles.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet participou na tarde desta sexta-feira (26) da Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina. No encontro também estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, o governador Rafael Fonteles e o secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

 

Simone Tebet participar de evento sobre plano Plurianual em Teresina

No evento, a ministra destacou o papel do importantíssimo do Estado na construção orçamentária que será votada no congresso em agosto. Simone afirmou que o Piauí é o Estado do futuro.

"O estado do Piauí está à frente do nosso tempo porque já está falando de orçamento participativo, nós não estamos falando de orçamento, estamos falando de planejamento. O povo vai escolher as prioridades, as metas e nós vamos apresentar esse projeto dia 31 de agosto, o prazo máximo exigido pela constituição, e o congresso tem que aprovar até o final do ano”, disse a Tebet. 

O objetivo do evento é reunir as propostas da população de cada estado do Brasil para construir o  orçamento do Governo Federal que será usado de 2024 a 2027. De acordo com a ministra, o projeto  vai direcionar todas as ações e programas ao longo dos próximos quatro anos.

 

Plenária do Plano Purianual (PPA) Participativa acontece em TeresinaFábio Wellington/Lupa1

Tebet ainda destacou que a prioridade do governo Lula é colocar o pobre no orçamento e ressaltou a questão da fome e da insegurança alimentar como algo a ser enfrentado. 

“O Brasil, assim como o mundo desacelerou na economia, deixou de crescer e isso deixou um déficit muito grande na parte orçamentária do Brasil, ao mesmo tempo que o mundo e o Brasil empobreceu. Nós saímos de 10 anos atrás com mais de 7 milhões de brasileiros passando fome para 33 milhões que não tem o que comer na hora de dormir”, disse.

O governador Rafael Fonteles também destacou o papel da participação popular e do diálogo no governo. “Fui secretário junto com o governador Wellington e com a com a governadora Regina, onde diálogo  federativo não acontecia, quanto mais diálogo diretamente com a participação popular", destaca o governador. 

 

Rafael FontelesFábio Wellington/Lupa1

O secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo destacou que as plenárias são uma forma de planejamento inédito no país e que o presidente Lula determinou que o projeto tivesse “a cara do Brasil”. 

 

Secretário-Geral da presidência Márcio MacêdoFábio Wellington/Lupa1

“O presidente Lula que eu Simone Tebet pudéssemos ouvir o país, rodar a nação interrogando o povo, para que o planejamento não fosse apenas uma peça técnica construída pelo ministro do planejamento com o Ministério da Secretaria-geral e os colegas ministros, fosse um planejamento que tivesse a cara do povo brasileiro, que tivesse a participação da nossa gente”, declara o secretário.  

As plenárias passam por todos os estados do país e Distrito Federal, encerrando  sua programação no dia 10 de julho em São Paulo.

LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.