RAFAEL FONTELES, DECRETA AULAS DE PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ

O governador assinou documento que institui a obrigatoriedade do programa Lições de Primeiros Socorros nas escolas da rede pública e privada do estado.

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) decretou, no Diário Oficial do Estado da terça-feira (30), a obrigatoriedade do programa de Lições de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar pública e privada do estado. 

 

Governador Rafael FontelesDivulgação/Governo do Piauí

De acordo com o decreto as escolas, creches, berçários, escolas maternais, estabelecimentos e recreamento infantil e similares do Piauí devem manter, durante cada turno, 1/3 (um terço) dos professores e demais servidores ou empregados da instituição de ensino no curso de procedimentos nos primeiros socorros. As aulas vão ser ministradas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e bombeiros e serão destinadas para professores, funcionários e alunos.  

 

Treinamento de primeiros socorros.Foto: Agência Brasil

Ainda segundo o documento o projeto tem como objetivo: ensinar os alunos a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes identificar os procedimentos mais adequados para cada caso; capacitar os professores e os funcionários de toda a educação básica para exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas que exija um atendimento imediato.  

O não cumprimento da Lei pode gerar uma multa de R$ 400, sendo dobrada em caso de reincidência. O projeto de Lei é de autoria do Deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) e entra em vigor depois de 120 dias da data de publicação.  

LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.