ADAPI VAI DISCUTIR STATUS SANITÁRIO DA FEBRE AFTOSA NO PIAUÍ.

No próximo sábado (01/07) será realizado o IV Fórum Piauiense de Vigilância para Febre Aftosa, rumo à zona livre sem vacinação, no auditório do Sebrae em Bom Jesus. O fórum visa discutir os desafios e perspectivas para avanços no status sanitário, sendo direcionado para criadores, estudantes, empresários, bem como autoridades públicas e privadas.

FONTE - SEM FRONTEIRAS.

O evento é realizado anualmente para falar sobre a doença e o projeto do Piauí ser livre da Aftosa sem vacinação. “Pretendemos realizar o quinto no segundo semestre ainda devido à importância do assunto”, explicou Simone Pereira, fiscal estadual agropecuária da Adapi e coordenadora do Programa Estadual de Vigilância para Febre Aftosa.

No evento será discutido o plano estratégico, o que precisa para suspender a vacinação e estratégias para essa mudança de estado sanitário. E quando chegar no patamar de Estado livre da Aftosa, sem vacinação, trocar a vacinação pela vigilância.

“A vacina deixará de ser feita, mas a gente vai ter que substituir a ação para a vigilância. E o criador tem que estar ciente de qualquer indício, qualquer sinal clínico dessa doença que tem que notificar para que o serviço consiga atender imediatamente qualquer suspeita”, completou Simone.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.