GOVERNO VAI REUNIR SECRETÁRIOS PARA DISCUTIR INCÊNDIOS, AVANÇO DA SECA E CARRO-PIPA; A REUNIÃO SERÁ HOJE 28.03.23 AS 15:30H.


O governador do Piauí, Rafael Fonteles, vai reunir secretários de várias pastas para discutir os incêndios provocados pelas queimadas, o avanço da seca no semiário e o abastecimento por carros-pipas. A reunião será nesta segunda-feira (28/08), às 15h30, no Salão Azul do Palácio de Karnak.

O governador quer evitar que episódios como o ocorrido em Canto do Buriti possam se repetir em outros municípios piauienses com a chegada do chamado "b-r-o-bró", período mais quente e seco do ano no Nordeste, quando os incêndios acotecem com mais frequência, muitas vezes provocados pelo homem.

Em Canto do Buriti, foram dez dias de operações para combater o fogo que consumiu quase 10 mil hectares de vegetação nativa e pastagens, provocando a morte de animais silvestres e muitos prejuízos ao meio ambiente. O incêdio de grandes proporções consumiu boa parte das terras do assentamento Santa Clara do município de Canto do Buriti e só foi controlado por volta 00h30 da quinta-feira (24/08), graças ao trabalho incalsável dos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara, com apoio da Associação de Mulheres da comunidade, do Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), de voluntários da região e prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas localizadas nesses municípios.

Para a reunião desta segunda, foram convidados os secretários de Governo, Defesa Civil e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, entre outros, para discutir vários assuntos relacionados à seca, que já atinge o Piauí inteiro. Pelo menos 86 cidades já tiveram reconhecida pelo Governo do Estado a situação de emergência.  

Picos Resiliente

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, lançou na sexta-feira (25/08), o “Picos Resiliente “, um conjunto de iniciativas com objetivo de fortalecer a política de proteção civil, não apenas no município, mas em toda a macrorregião.

A solenidade ocorreu na Camara Municipal, com o lançamento das ações integradas da Defesa Civil, voltadas para a gestão das políticas de monitoramento e prevenção de riscos e desastres.

Fonte: Parlamento Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.