JOVEM RECEBE ATESTADO MÉDIDO DE 302 DIAS POR CAUSA DE DIARRÉIA.
Na manhã deste domingo (20), o vídeo que mostra o atestado já tinha 2,7 milhões de visualizações e mais de 2.000 comentários
A história de Athirson Gonçalves, um atendente de farmácia de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF, que procurou na última segunda-feira (14) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por causa de uma diarreia e saiu de lá com um atestado médico de 302 dias viralizou nas redes sociais. Na manhã deste domingo (20), o vídeo que mostra o atestado já tinha 2,7 milhões de visualizações.
“Quando li o atestado a primeira vez, me espantei com os 302 dias e falei: ‘Não, isso tá errado’. Li esse atestado umas três vezes e vi que estava certo”, disse. Ele diz que voltou no dia seguinte ao hospital e o médico com quem se consultou não estava no plantão. “Outra doutora me atendeu e passou outro atestado. Ela disse que não sabia quantos dias o outro médico queria me passar e me deu um atestado de cinco dias”, contou Gonçalves.
Gonçalves diz que já está melhor e voltou a trabalhar neste sábado (19). Se o atestado estivesse correto, ele só voltaria ao trabalho em junho de 2024. No entanto, a legislação previdenciária prevê que um funcionário pode se afastar do trabalho por motivo de doença por até 15 dias sem perda de remuneração. Nesse período, a empresa deve custear a ausência do colaborador e abonar as faltas. Passados os 15 dias, o trabalhador é encaminhado a uma perícia no INSS para avaliar se o afastamento poderá ser coberto pelo auxílio-doença.
Fonte: Carlos Eduardo Bafutto e Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Nenhum comentário