SEM FPM NÃO DÁ; PREFEITOS DO PIAUÍ REALIZARAM PROTESTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Prefeitos piauienses realizaram, na manhã desta quarta-feira (30/08), um protesto, na frente da Assembleia Legislativa do Piauí, para chamar a atenção do Governo Federal e de parlamentares sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios com a queda da arrecadação de recursos.
O ato ‘Sem FPM não dá’ cobra ações para melhorias no Fundo de Participação dos Municípios, que registrou constantes quedas em 2023, prejudicando as gestões.
“É uma mobilização importante, sincronizada com todos os estados, para que a gente possa mostrar para a sociedade, para o governo, essa situação financeira dos municípios, a gente aguarda que sejam votadas pautas que venham beneficiar a arrecadação dos municípios e trazer discussões como a divisão dos royalties, que está há mais de dez anos parado no Supremo Tribunal Federal, para que a gente possa levar este recurso para a saúde, pagar o piso da Enfermagem e reajustar os programas federais com os municípios, que há mais de 20 anos estão com os mesmos valores”, completou Toninho de Caridade.
Dr. Tico, prefeito de Campo Grande do Piauí, comentou com o Conecta Piauí sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios.
"Nós estamos aqui para chamar a atenção do Governo Federal para a questão dos repasses constitucionais que são destinados para nossos municípios, porque eles vêm diminuindo, além das emendas, que atrasaram, isso gerou certa dificuldade para a gente", afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, comentou que o ato busca chamar a atenção da equipe econômica do presidente Lula.
"Nós queremos chamar a atenção da equipe econômica do presidente Lula para que ele possa entender a necessidade dos municípios, a importância de manter bem os programas que são desenvolvidos", afirmou.
Nenhum comentário