SIMÕES-PI | ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL (CEM) VIVENCIOU SEXTA-FEIRA LITERÁRIA VALORIZANDO TRADIÇÕES.

 

A escola Centro de Educação Municipal-CEM atendendo aos dispositivos abaixo:

 1-LEI Nº 14.407, DE 12 DE JULHO DE 2022 que estabelecer o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura.

2- Base Nacional Comum Curricular- BNCC em relação aos Temas Contemporâneos Transversais no que tange ao Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso

3-Base Nacional Comum Curricular- BNCC  em relação as Competências Gerais:

Conhecimento que espera do aluno  Conhecer e valorizar os conhecimentos de ontem (o que a sociedade já produziu) para compreender os de hoje. Repertório cultural que trata do pensar em inclusão e reconhecer as diversas abordagens culturais deve ser uma habilidade de todo estudante. Comunicação que levará o aluno a Conhecer as formas de expressão e saber utilizá-las, utilizar diferentes linguagens, seja verbal, corporal, digital, sonora ou visual para partilhar informações, experiências e ideias em diferentes contextos. Isso ajuda o estudante, inclusive, a desenvolver a escuta.

vivenciou, na tarde do dia 25 de agosto, a Sexta Literária. Uma tarde regada com alegrias, compartilhamentos e cultura com todas as cores cheiros e gostos do folclore.

O pátio da Escola Centro de Educação Municipal- CEM  ganhou muito mais vida com a contação de causo feita pela idosa Vilanir, contadora de história e avó de alunas da escola. Com uma bela “cantoria” das professoras Aleksandra Sousa, Fátima Carvalho, e coordenadora Clenilda Ribeiro. Uma diversidade de apresentações realizadas por alunos da escola.

 

Foram realizadas, também:

Exposição de objetos e brincadeiras típicas do folclore brasileiro como pipas, bilboquê, bolinhas de gude, lata-fone, pé de lata, pião, peteca, vai e vem, artesanatos, entre outros.

Contação de causos por uma pessoa idosa.

Brincadeiras envolvendo professores, funcionários e alunos.

• Montagem de painéis com literatura de cordel, trava-línguas, cantigas de roda, provérbios populares,

O que é? O que é?, adivinhações

parlendas e lendas com seus personagens tais como: Lobisomem, Iara, Boto cor-de-rosa, Boitatá, Mula sem Cabeça, Bumba meu boi , Curupira, Cuca, Negrinho do Pastoreio e Saci-Pererê ,Cabeça de cuia .

• Concurso cultural de adivinhação;

Exibição da peça teatral “Vaca estrela e boi Fubá”

  Apresentação de danças e músicas folclóricas regional e municipal.

Apresentação de cartazes

• Circuito de brincadeiras folclóricas: telefone sem fio, mímica, amarelinha, pula corda, corrida do ovo, cabo de guerra, dança da cadeira e corrida do saco.

O encerramento foi realizado  pela diretora da escola, professora Erineide Lima,  com elogios  e divulgação da criação do grupo de Teatro, “CEMTELHAS” ,  e do clube de Leitura dos alunos da turma de Sexto Ano, agradeceu a contadora de história que falou da felicidade em participar e  se colocou a disposição da escola,  aos professores e alunos envolvidos.

Vídeo crédito - Escola CEM










Fotos abaixo - Crédito Escola CEM.









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.