MISSA NO MORRO DA SANTA REÚNE CENTENAS DE FIÉS E CELEBRA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM SIMÕES-PI.
FONTE - PORTAL CIDADENANET
Por mais um ano, o dia 12 de outubro na cidade de Simões, foi marcado por demonstrações de fé, devoção e amor. Hoje, centenas de fiéis se reuniram para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
As festividades em honra a santa, tiveram início logo cedo. Nas primeiras horas da manhã foi realizada uma carreata, saindo de frente da igreja de São Simão, em Simões, e seguindo até o Morro da Santa, situado a cerca de 8km da Cidade dos Ventos.
Alguns devotos também fizeram o percurso a pé e de bicicleta. Após a chegada da carreata no Morro, aconteceu a Santa Missa, que foi celebrada pelo pároco local, padre Edivaldo Santos.
A missa foi marcada por momentos de oração, louvor, comunhão e adoração. Devotos pagavam promessas, agradeciam por graças alcançadas, outros faziam preces a Deus e à nossa senhora.
A romaria em honra a N. S. Aparecida reúne devotos de outras cidades, como Padre Marcos, Massapê, Marcolândia, Paulistana, e também de outros estados, como Pernambuco e Ceará.
Os ciclistas Nilton Costa e Flávio Silva, saíram da cidade de Marcolândia e percorreram 39km para participar da festa religiosa. Eles já participam da celebração há 6 anos.
Nilton Costa, falou da experiência. “Sempre a gente gosta de vir a festa. A gente curte o pedal, se diverte e participa desse momento. A cada ano temos aquela emoção de vir participar da festa e é cada vez melhor, muita gente, tá bem organizado. É uma festa maravilhosa”.
Para o Flávio, o momento é para pedir proteção, mas também se divertir e agradecer. “Eu agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui mais uma vez. Duas, três vezes ao ano a gente procura vir aqui. É prazeroso. A gente procura treinar, se divertir, mas tem que ter a fé, agradecer. A gente tem que procurar o máximo de proteção possível, pois é um esporte arriscado”.
De Araripina, a senhora Andressa Alencar participou da missa junto com a filha, Yasmin, e agradecia por uma graça alcançada. “É cansativo, mas graças a Deus, tivemos uma graça alcançada. Foi feita uma promessa pra ela porque ela fez uma cirurgia no coração e muita gente dizia que ela não escapava, mas graças a Deus e a Nossa Senhora Aparacida, hoje ela está aqui, sadia, e vamos vir com ela todo ano, se Deus quiser. Meu coração hoje é só gratidão” disse.
A romaria já é realizada há quase quatro décadas. Em entrevista ao Cidades Na Net, Simão José de Sousa, que hoje é responsável pelo território onde fica o Morro da Santa, falou sobre a história do local.
“Foi uma promessa que meu pai fez para o irmão dele, que trabalhava de taxista em São Paulo e foi assaltado. Aí ele escrevia, mandava rezar pra vê se achava o carro, que era o único objeto que ele tinha e estava sem saber como fazia pra criar a família em São Paulo. Aí meu pai fez uma promessa que seu o irmão achasse o carro trazia uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para colocar em cima do morro. Encontrou o carro, ele trouxe a imagem e em 84 o pessoal começou a frequentar” contou.
Segundo ele, antes da imagem já havia um cruzeiro no morro, que foi colocado pelo seu avô, Miguel Quirino. “Ele colocou o cruzeiro para as filhas virem rezar em cima do morro. Depois veio a imagem de São Paulo e daí começou a ter a romaria, que a cada ano cresce mais. Vem o pessoal de toda essa região, de outros estados, a gente calcula umas 10 mil pessoas”.
O Padre Edivaldo Santos, falou sobre a solenidade e disse que o Dia de N. S. Aparecida é de grande representação para os católicos. “A solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um marco para todos nós cristãos católicos, porque recebemos essa graça de ter Nossa Senhora Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. É um dia em que todas as pessoas de voltam pra rezar, recordando assim, a grandeza de Deus manifestada em Maria, e que fez aquele milagre em Aparecida aos pescadores, dizendo para nós que Deus se antecipa em estar atendo aos apelos, sobretudo daqueles mais pobres e necessitados. Que nesse dia confiemos a ela a nossa vida, nossos projetos, no intuito de que ela interceda junto a seu filho Jesus por cada um de nós” disse.
Além da celebração no morro, também foi realizada ainda durante a manhã, a missa na igreja matriz de São Simão.
Nenhum comentário