CÃES MORREM MISTERIOSAMENTE E MORADORES DA ZONA RURAL DE PICOS, ACIONAM PREFEITURA.
Foto: Reprodução / redes sociai
Moradores da comunidade Valparaíso, na zona rural de Picos, denunciam que cães têm aparecido mortos de forma "misteriosa". Pelo menos dois animais morreram em um intervalo de pouco mais de um mês, e pelo menos outros três apareceram com sintomas como vômitos e fraqueza. Nesta quinta-feira (16), os moradores acionaram a secretaria municipal de Meio Ambiente para investigar o que ocorreu e tomar providências após um cão ser encontrado morto nesta quinta.
Quem perdeu uma cadela foi a agricultora Maria Rosa. Ela conta que, há pouco mais de um mês, a cachorrinha começou a ter sintomas de adoecimento após sair para a rua.
"Teve um dia que eu soltei ela na rua, ela saiu um pouco, ai teve mais ou menos uma meia hora ela voltou pra casa. A tarde ela não quis comer bem, no outro dia a mesma coisa, e ai achei estranho a forma que ela tava, mas continuava brincando. Ai no terceiro dia percebi que ela sangrou um pouco, procurei um veterinário pra comprar um remédio para ela, mas quando cheguei em casa, ela já estava mal, muito cansada. Começou sangrando pela boca, ai logo morreu. Foi rápido, não deu tempo tomar medicação", disse.
Os moradores suspeitam que alguma doença esteja acometendo os animais, ou que estejam sendo vítimas de envenenamento. Nesta quinta, mais um animal morreu. A agricultora encontrou a cadela do sobrinho morta na rua com sangramento pelo nariz. "Ontem a cachorra do meu sobrinho saiu para a rua também e não voltou. Quando foi hoje cedo, eu saí e ela estava morta, com sangue pelo nariz. São casos que estão aparecendo muito próximos, cachorros que moram próximos. A suspeita é envenenamento porque aparentemente estão saudáveis, bem, vacinados, correndo, brincando, ai aparecem doentes e em seguida morrem", explicou.
Além das mortes, outros dois cães do irmão também tiveram sintomas, mas conseguiram sobreviver após tomarem medicação. Os animais passaram por exames que descartaram doença do carrapato e calazar.
"Essa semana, dois cachorros do irmão começaram a passar mal, vomitando, depois de terem saído para a rua também. Começaram a vomitar, e ai meu irmão para o veterinário, fizeram exames, e descartaram possibilidade de doença do carrapato, calazar, e ai passaram medicação, trouxe para casa e está se recuperando", citou.
Os moradores disseram que procuraram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Picos, e foram informados de que vão formalizar a denúncia e fazer averiguações. O Cidadeverde.com procurou a secretaria, mas ainda não teve respostas. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Nenhum comentário