QUEM TERÁ A ''BÊNÇÃO DE MÃO SANTA'' NAS ELEIÇÕES DE 2024.

 Prestes a iniciar o último ano de mandato, Mão Santa ainda não disse quem será seu sucessor.

A cidade Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Piauí, é administrada pelo prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, que está preste a iniciar o último ano de mandato, não podendo mais participar da disputa no próximo ano.

Foto: Reprodução FacebookMão Santa, prefeito de Parnaíba
Mão Santa, prefeito de Parnaíba

Em razão da importância da cidade, os olhares de observadores da política de todo o estado perguntam quem será o candidato que disputará a vaga de prefeito na chapa da situação. Diante do questionamento e das dúvidas o portal Conecta Piauí consultou personagens da política da Parnaíba para saber quem terá a benção de Mão Santa nas eleições de 2024.

Beto Teles, vice-prefeito
Inicialmente, a certeza que se tem sobre a indicação de Mão Santa é que jamais será o famoso “candidato natural”, o vice-prefeito, Beto Teles, que por um momento chegou a ser apontado como possível candidato do prefeito.  

Foto: ReproduçãoBeto Teles, vice-prefeito de Parnaíba-Pi
Beto Teles, vice-prefeito de Parnaíba-Pi

Apesar da especulação do início do mandato, de acordo com fontes ligadas ao grupo do prefeito, o vice-prefeito estaria fora do radar da sucessão. O distanciamento de Beto Teles do grupo de Mão Santa foi notado nas eleições de 2022, quando Beto Teles votou em candidatos diametralmente opostos ao prefeito Mão Santa.

Diz-se que ele não ficará nem com a vaga de vice-prefeito depois dessa”, disse a fonte ouvida pelo Conecta Piauí.

Foto: ReproduçãoBeto Teles chegou a ser cogitado como possível sucessor de Mão Santa
Beto Teles chegou a ser cogitado como possível sucessor de Mão Santa

Zé Filho
Outro nome apontado como possível sucessor de Mão Santa é o ex-governador Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Fillho, sobrinho do prefeito da Parnaíba.

Zé Filho é político experiente, mas, historicamente, o tio e o sobrinho sempre tiveram desavenças políticas e marcharam em lados opostos. Aliado ao histórico dos dois, outro fator determinante para indicação do ex-governador seria o apoio de Maria das Graças, a deputada Gracinha Mão Santa.

Foto: ReproduçãoZé Filho, ex-governador do Piauí
Zé Filho, ex-governador do Piauí

Sobre o apoio da deputada a Zé Filho, a fonte ouvida pelo Conecta Piauí afirmou que essa é uma barreira quase intransponível, em razão do desentendimento que há entre os primos.

É difícil ela apoiar ele. Ela tem medo dele fazer com ela o que eles fizeram com ele no primeiro mandato do Mão Santa”, disse a fonte sem especificar o motivo do possível “troco” de Zé Filho.

Outro ponto de discordância com relação ao nome de Zé Filho, é que este teria, supostamente, o apoio do ex-prefeito de Parnaíba, deputado federal Florentino Neto (PT). De acordo com conversas de bastidores, receber o deputado petista como apoiador do projeto de sucessão de Mão Santa causaria prejuízos ao grupo.

Foto: ReproduçãoEx-governador Zé Filho e o deputado federal Florentino Neto
Ex-governador Zé Filho e o deputado federal Florentino Neto

Gil Borges
Também apontado como possível indicado por Mão Santa para a sucessão na prefeitura de Parnaíba, o secretário de Fazenda, Gil Borges, é um nome que reúne características importantes para a escolha.

Foto: ReproduçãoGil Borges, secretário de Fazenda de Parnaíba-Pi
Gil Borges, secretário de Fazenda de Parnaíba-Pi

Conecta Piauí apurou que Gil Borges, por ser o homem da “chave do cofre” da prefeitura, é apontado como nome de confiança do prefeito Mão Santa e da deputada Gracinha Mão Santa.

Foto: ReproduçãoGil Borrges é homem de confiança de Mão Santa
Gil Borrges é homem de confiança de Mão Santa

João do Mão Santa
Fechando a lista, até agora, o nome do secretário imediato de Mão Santa, João Carlos Guimarães, que ficou conhecido na cidade o João do Mão Santa, também seria nome conveniente para o grupo.

Foto: ReproduçãoJoão Carlos Guimarãe, secretário imediato de Mão Santa
João Carlos Guimarãe, secretário imediato de Mão Santa

Conta-se que João Guimarães é dos secretários mais apaixonados pelo prefeito e estaria disposto a dar continuidade ao projeto de Mão Santa, mantendo-o por perto como grande líder, caso seja eleito.

Foto: Colagem: Mikeias di MattosA proximidade com o prefeito lhe conferiu a João Carlos a alcunha de "João do Mão Santa"
A proximidade com o prefeito lhe conferiu a João Carlos a alcunha de "João do Mão Santa"

Mão Santa não é obrigado
Legalmente, não há nada que obrigue o prefeito a indicar um nome para a sucessão. Contudo, é natural que prefeitos em final de mandatos queiram eleger seus sucessores. Neste sentido, o prefeito Mão Santa tem pouco mais de 07 meses para indicar um nome para sucedê-lo, mas, não é obrigado a fazê-lo.

Foto: ReproduçãoMão Santa, prefeito de Parnaíba
Mão Santa, prefeito de Parnaíba

O que se sabe é que, se fosse possível, o nome mais desejado por Mão Santa é o de sua filha, a deputada Gracinha Mão Santa, que conduziu e deu o tom dos dois mandatos do pai.

Foto: ReproduçãoDeputada Gracinha Moraes Souza e prefeito Mão Santa
Deputada Gracinha Moraes Souza e prefeito Mão Santa

Oposição
Pauta para uma próxima nota, a oposição ao prefeito Mão Santa também planeja apresentar nomes para a disputa de 2024. Nos próximos dias o Conecta Piauí apresentará também um panorama dos que se passa nos bastidores oposicionistas e como o governador Rafael Fonteles poderá aturar no pleito.

CONECTA PIAUÍ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.