PIAUÍ ENTRA EM ALERTA PARA ONDA DE CALOR E BAIXA UMIDADE DO AR; TEMPERATURA FICARÃO 5ºC ACIMA DA MÉDIA.

A onda de calor iniciará dia 14 e deve permanecer até 18 de dezembro. Além disso,133 municípios do Piauí estão em alerta amarelo para baixa umidade do ar.

Por Pedro Lima*, g1 PI



Homem bebe água debaixo de sol forte no Centro de Teresina Piauí — Foto: Pedro Lima/g1

O Piauí entrou em alerta para onda de calor e baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas ficarão cinco graus acima da média, que podem causar risco à saúde e causar queimadas.

A onda de calor inicia no dia 14 deve permanecer até 18 de dezembro. Ao todo, 17 cidades piauienses serão atingidas . Confira as cidades ao final da reportagem.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), apesar do alerta emitido para os 17 municípios, não descarta-se a possibilidade do aumento de temperaturas para outras cidades.

"Não podemos em nenhum momento descartar esse aumento, já aconteceu outras vezes e agora também pode voltar a acontecer. Temos de tomar cuidado. Novembro e início dezembro foram muitos quentes e nós esperávamos um período chuvoso, que não aconteceu", informou a climatologista Sara Cardoso.

Baixa umidade

Nesta terça-feira (12), 133 municípios do Piauí estão em alerta amarelo para baixa umidade do ar. O aviso começou às 12h e segue até 19h.


Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.


Alerta amarelo atinge mais de 100 municípios no Piauí — Foto: Inmet

Municípios atingidos pela onda de calor

Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Bom Jesus
Curimatá
Currais
Gilbués
Júlio Borges
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Parnaguá
Redenção do Gurguéia
Riacho Frio
Santa Filomena
São Gonçalo do Gurguéia
Sebastião Barros

Como se prevenir:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% a situação é considerada emergencial. Para amenizar os efeitos da baixa umidade e evitar danos à saúde, recomenda-se:

Não pratique atividades físicas com exposição ao sol, sobretudo das 11h30 às 16h30
Utilize roupas leves com mangas compridas, bonés, guarda-sol e protetor solar
Beba bastante água para evitar problemas de desidratação
Ao utilizar aparelhos de ar condicionado, use umidificadores ou acrescente vasilhas com água e toalhas molhadas no ambiente
A baixa umidade do ar também reduz volumes de rios e demais superfícies de água, por isso busque economizar água.


G1 - PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.