ALERTA DE PERIGO; PIAUÍ TEM ALERTA PARA CHUVAS NESTA TERÇA-FEIRA DIA 20, CONFIRA PREVISÃO.


O estado do Piauí está sob aviso de perigo devido a chuvas intensas em todo o território, tanto nesta segunda-feira (19/02) quanto na terça-feira (20/02), de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos vigorosos, variando de 60 a 100 km/h.
FOTO: REPRODUÇÃO/FREEPIK

O Inmet alerta para possíveis consequências como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Recomenda-se, portanto, precauções como:

Evitar abrigar-se sob árvores durante períodos de ventania, devido ao risco de queda e descargas elétricas;

Não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de publicidade, pelos mesmos motivos de segurança.

Em caso de emergência, é recomendado acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuva Forte em Teresina: As intensas chuvas que ocorreram em Teresina durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (19) causaram alagamentos em ruas e avenidas, danificaram semáforos e resultaram na indisponibilidade do número de emergência 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por cerca de 12 horas.

Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde divulgou números alternativos para atendimento durante o período em que o serviço do 192 estava inoperante. Por volta das 10h de segunda-feira, foi anunciado que o serviço havia sido restabelecido.

Residentes do bairro Satélite, na Zona Leste da capital, registraram vídeos mostrando ruas alagadas e com correntezas fortes.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Teresina acumulou 132 milímetros (mm) de chuva, sendo 80,6 mm apenas na região leste da cidade, num intervalo de 12 horas.

A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), explicou que atualmente três sistemas meteorológicos estão atuando em conjunto, resultando no volume de chuvas registrado.

Ela mencionou a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa de nuvens próxima à Linha do Equador, que está oscilando mais ao Sul, afetando principalmente o Centro-Norte, Norte e alguns municípios do Sudeste do estado.

Outro sistema influente é o de ventos do oeste, que sopram de áreas de alta pressão em zonas subtropicais em direção aos polos, resultando em maior volume de chuvas em certas regiões do estado.

Sara alertou para a baixa confiabilidade das previsões meteorológicas no momento, atribuindo isso ao El Niño e às mudanças climáticas. No entanto, reforçou junto com as previsões do Inmet que as chuvas tendem a permanecer com maior regularidade durante fevereiro e março.

180 GRAUS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.