PIAUÍ RECEBERÁ TRÊS NOVOS INSTITUTOS FEDERAIS EM PLANO DE EXPANSÃO EDUCACIONAL
Ao todo, serão investidos R$ 75 milhões, gerando 4.200 vagas no estado.
A medida, inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), evidencia o compromisso com o avanço da educação profissional e tecnológica no estado. Atualmente, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) possui 20 campi e reitoria em 18 cidades, sendo a adição dessas novas unidades um esforço para fortalecer a presença do instituto no território.
Lula sublinhou a importância do investimento na educação para o desenvolvimento do país, salientando a criação de oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
“É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média. Porque nós não fizemos opção para ser pobre. Aliás, ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de se vestir mal, ninguém gosta de comer mal, ninguém gosta de morar mal, ou seja, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que a gente produz”, disse Lula.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destacou a relevância desse crescimento ao proporcionar a mais piauienses o acesso à educação pública profissional de qualidade. “Ficamos felizes com a oportunidade de uma formação técnica de qualidade e a presença do IFPI que tem sido referência em educação profissional no Piauí em mais cidades”, explicou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou os critérios de escolha dos municípios beneficiados, considerando vazios demográficos, a proporção de matrículas de ensino técnico e o número de institutos por população em cada estado.
A cerimônia no Palácio do Planalto marcou o anúncio do investimento de R$ 3,9 bilhões em obras nos institutos federais, distribuídos entre a instalação de novos campi e melhorias nas unidades existentes.
Nenhum comentário