EUA | HOMEM QUE RECEBEU TRANSPLANTE DE RIM DE PORCO TEVE ALTA.

Richard Slayman, de 62 anos, recebeu órgão geneticamente modificado; duas semanas após procedimento, ele estava bem o suficiente para receber alta, disseram os médicos

Primeiro paciente a receber rim de porco geneticamente modificado, Richard Slayman recebe alta — Foto: Hospital Geral de Massachusetts

O primeiro paciente a receber um transplante de rim de um porco geneticamente modificado teve alta do hospital nesta quarta-feira, apenas duas semanas após a cirurgia inovadora. O transplante e o seu resultado encorajador representam um momento notável na medicina, dizem os cientistas, possivelmente anunciando uma era de transplante de órgãos entre espécies.


Dois transplantes anteriores de órgãos de porcos geneticamente modificados falharam. Ambos os pacientes receberam corações e ambos morreram algumas semanas depois. Em um paciente, havia sinais de que o sistema imunológico tinha rejeitado o órgão, um risco constante. Mas o rim transplantado em Richard Slayman, de 62 anos, está produzindo urina, removendo resíduos do sangue, equilibrando os fluidos do corpo e realizando outras funções importantes, de acordo com seus médicos no Hospital Geral de Massachusetts.

“Este momento – sair do hospital hoje com um dos atestados de saúde mais limpos que já tive em muito tempo – é um momento que eu gostaria que chegasse por muitos anos”, disse ele em comunicado divulgado pelo hospital. “Agora é uma realidade.” Ele disse que recebeu “atendimento excepcional” e agradeceu aos médicos e enfermeiros, bem como aos simpatizantes que o procuraram, incluindo pacientes renais que aguardavam por um órgão. “Hoje marca um novo começo não apenas para mim, mas também para eles”, disse Slayman.
Jovem americano é primeira pessoa do mundo a passar por transplante facial e de mãos ao mesmo tempo.


5 fotos

Joe DiMeo, de 24 anos, sofreu um acidente de carro em 2018 e ficou com 80% do corpo queimado

O procedimento aproxima significativamente a perspectiva do xenotransplante, ou transplante de órgãos de animais para humanos, da realidade, disse David Klassen, médico-chefe da Rede Unida para Compartilhamento de Órgãos, que administra o sistema de transplante de órgãos do país.

FONTE - O GLOBO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.