PREVISÃO DE AUMENTO DE CHUVAS PARA O PIAUÍ

  

Após dias de chuvas intensas no Sul e Centro-Norte do Piauí, novos temporais são previstos no estado para esta quinta-feira (04) e nos próximos sete dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se grandes volumes de chuva e mais tempestades que estão impactando os reservatórios e corpos d'água superficiais, como o Rio Itaim, que transbordou, resultando em inundações de residências e danos às estradas em Itainópolis, localizado a 363,5 km de Teresina.

FOTO: REPRODUÇÃO
Piauí tem alerta para chuvas
Piauí tem alerta para chuvas

Essas chuvas intensas são consequência da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda ativa na região nordestina, e de um fluxo de um sistema frontal no Oceano Atlântico, próximo à Bahia, que está contribuindo para o aumento da umidade na região Sudeste.

Como resultado, os reservatórios e corpos d'água superficiais estão sendo afetados, incluindo o Rio Itaim, que está em estado de atenção, conforme monitoramento da Agência Nacional de Águas.

"Os volumes de chuva previstos variam de 30 a 60 milímetros, com Teresina já registrando altos índices nas últimas horas, podendo persistir", afirmou Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos do Piauí.

Alerta do Inmet: Nas regiões Centro-Norte, Sudoeste, Norte e Sudeste do estado, o alerta amarelo está em vigor até as 10h da manhã de sexta-feira (5). Segundo o Inmet, são esperadas chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com acumulações de até 50 mm. Ventos de 40 a 60 km/h também são esperados nessas áreas.

Para as regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte, o alerta é laranja. Durante o dia de hoje e início da manhã de sexta-feira (5), volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm por dia, são esperados nessas áreas. O Inmet alerta para o risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Cuidado: Os alertas emitidos pelo Instituto visam prevenir situações adversas, fornecendo tempo suficiente para avaliação e redução de riscos causados por eventos naturais, como tempestades.

Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, e desligue aparelhos eletrônicos da tomada.

180 graus

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.